
Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo para entidades que promovam igualdade de género
Galardão pretende distinguir entidades públicas e privadas do concelho de Abrantes.
O prémio Maria de Lourdes Pintassilgo, ex-primeira-ministra natural de Abrantes, foi aprovado na última Assembleia Municipal de Abrantes, que se realizou a 10 de Setembro. O galardão, que vai ser entregue de dois em dois anos, tem como objectivo distinguir entidades locais que realizem boas práticas na integração de medidas de promoção da igualdade e não discriminação entre homens e mulheres, nomeadamente na conciliação da vida profissional, familiar e pessoal e na protecção da maternidade e paternidade.
De acordo com o regulamento do prémio, vão ser atribuídos 500 euros e um certificado de mérito que reconhece a organização como uma das melhores para trabalhar num ambiente de igualdade de género.
Maria de Lourdes Pintasilgo nasceu a 18 de Janeiro de 1930, em Abrantes, onde viveu até aos 12 anos. Durante os anos 50 formou-se em Engenharia e esteve ligada aos movimentos estudantis católicos. Antes da revolução de 1974 deu início à sua vida política. Foi a primeira mulher a assumir funções como secretária de Estado, ministra, a única primeira-ministra, e a primeira mulher a candidatar-se à Presidência da República tendo perdido as eleições para Mário Soares.
