uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Grupo Cénico de Vialonga volta a aproximar o teatro dos mais novos
Grupo Cénico de Vialonga já tem quase duas dezenas de jovens a aprender teatro e tem as portas abertas aos adultos

Grupo Cénico de Vialonga volta a aproximar o teatro dos mais novos

São já uma dúzia e meia de jovens que estão a aprender artes cénicas na Sociedade Recreativa da Granja.

No palco da Sociedade Recreativa da Granja, em Vialonga, está a nascer uma geração de jovens apaixonados pelo teatro. Integram o Grupo Cénico de Vialonga (GCV), que arrancou no final de 2019 mas viu as suas actividades ficarem suspensas por causa da pandemia.

Agora que o mundo voltou à normalidade, os ensaios foram retomados e a expectativa dos dirigentes e líderes do projecto é que, com o passar das semanas, além dos jovens que já se inscreveram venham a aparecer também adultos que queiram aprender teatro e artes cénicas.

À frente do grupo está Carlos Sebastião, actor profissional há 35 anos e que nos últimos meses tem feito cinema depois do projecto teatral em que estava ter também ficado em pausa por causa da pandemia. É conhecido por trabalhar com realizadores como Joaquim Leitão e Jorge Paixão da Costa. Um dos objectivos do GCV é ajudar a fomentar a paixão pelo teatro nos mais novos e dessa forma levar ao crescimento de uma nova geração que aprecie as artes de palco no futuro.

“Ensinamos técnicas como a respiração, dicção, o relaxamento e a trabalhar a postura, auto-estima e construção de personagens. Tudo é dado como se fossem profissionais mas com um cuidado extremo porque são jovens. Importante é que eles se sintam divertidos, aprendam, sejam rigorosos e se sintam bem em grupo”, explica Carlos Sebastião.

As técnicas do teatro, diz, são para toda a vida e ajudam, por exemplo, na apresentação de trabalhos nas escolas, onde a confiança e uma correcta dicção fazem a diferença. “Acima de tudo gosto que falem português correctamente. É uma coisa rara nos tempos que correm”, acrescenta o responsável, lembrando que a estimulação da criatividade é sempre um dos pontos fortes do teatro.

O grupo está a ensaiar a sua primeira peça que espera estrear já no próximo ano no palco do auditório da sociedade, para depois fazer uma mostra noutras colectividades vizinhas no concelho de Vila Franca de Xira. A esperança é que mais adultos sintam curiosidade pelo teatro e queiram experimentar. Os ensaios são aos sábados de manhã.

Vialonga era uma das poucas freguesias no concelho de Vila Franca de Xira que não tinha disponível a actividade teatral. Algo que agora muda com o regresso dos ensaios do grupo cénico. “Vestir diferentes personagens é uma experiência única e que para muita gente pode ser o ponto de viragem na sua vida e por vezes descobrem-se grandes talentos”, confirma o responsável.

Grupo Cénico de Vialonga volta a aproximar o teatro dos mais novos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido