Jovens discutem cidadania na Secundária de Alcanena
Alunos do Agrupamento de Escolas de Alcanena juntaram-se para falar sobre cidadania, ofertas curriculares e a importância de dar mais oportunidades aos jovens de demonstrarem o seu potencial. Iniciativa decorreu no âmbito do Festival Materiais Diversos.
Os alunos da Escola Secundária de Alcanena foram convidados a participar no Festival Materiais Diversos e falar sobre cidadania e a importância que tem para a vida em sociedade. A conversa, com o tema “Outra cidadania é possível?”, decorreu na Biblioteca da Escola Secundária de Alcanena e contou com uma sala praticamente repleta com alunos de várias turmas do 11º ano. Os oradores convidados para o debate foram Marta Tomé, licenciada em dança, e Rui Matoso, investigador do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada e professor universitário de Políticas Culturais.
Os temas em destaque relacionaram-se, entre outros, com a liberdade individual, identidade, direitos dos animais e a dificuldade de escolher uma área de estudo no ensino secundário. Um dos temas que está na ordem do dia, na opinião de Andreia Mateus, aluna e participante na conversa, prende-se com o facto de os jovens sentirem necessidade de serem ouvidos e apoiados na realização de alguns projectos. A jovem considera que estas palestras são muito importantes para reverter a situação uma vez que dão oportunidade aos jovens de demonstrarem as suas preocupações.
Marta Tomé sugeriu que os jovens devem ter mais iniciativa, embora reconheça que, por vezes, existe falta de meios para concretizar algumas ideias. Outro tema que animou a discussão foi levantado por Rui Matoso, que considera essencial fomentar nos mais jovens liberdade individual para realizarem as suas escolhas. A mesa levou o debate para as escolhas do plano curricular das escolas, considerando que há necessidade de haver uma abrangência maior na escolha da formação que não se restrinja aos cursos científico-humanísticos e a alguns cursos profissionais.
À margem da iniciativa O MIRANTE falou com Mariana Trigo, aluna do 11º ano da Escola Secundária de Alcanena, que sublinhou a importância destas iniciativas para dar voz aos jovens que querem para expandir horizontes e pensar fora da caixa. “Estes debates também são importantes para estimular o sentido crítico e de participação cívica”, sublinhou.
O Festival Materiais Diversos passou por Cartaxo, Alcanena e Minde entre 5 e 17 de Outubro trazendo várias performances artísticas e iniciativas com o objectivo de sensibilizar o público, que quase sempre teve uma participação activa, para várias problemáticas da sociedade.