Mundiais de Triatlo em Alhandra
Já sei que muitos me vão cair em cima por escrever esta opinião mas acho sinceramente que a realização dos mundiais de triatlo em Alhandra não são assim uma coisa tão boa como querem fazer crer. Senão vejamos: quantos desses atletas vão realmente comer na vila? Quantos vão dormir em unidades hoteleiras do concelho? As supostas mais-valias de imagem que a prova terá em Alhandra, são assim tão boas que justifiquem bloquear totalmente as vidas de milhares de pessoas durante um fim-de-semana? Ainda por cima o fim-de-semana de todos os santos quando centenas de pessoas vão ao cemitério de Alhandra? Não faz sentido absolutamente nenhum.
Sou contra esta prova. Alhandra é uma terra linda, sou de cá e não a trocava por nenhuma outra no país. Mas não temos condições para alojar uma prova desta dimensão. Tanta coisa que podem promover na vila e dedicam-se a um evento que perturba a vida de todos nós não dando nada em troca. Vai dar na televisão? Vem cá o presidente Marcelo? Vai-se falar de Alhandra durante o fim-de-semana todo? Não!
Vamos é proibir a circulação numa das estradas nacionais mais movimentadas do país e impedir as pessoas de circular das suas casas até ao cemitério e ao mercado. E as pessoas de idade que não conseguem movimentar-se pelos seus próprios meios? Porque não fazem a prova na Póvoa de Santa Iria ou em Vila Franca de Xira? Os ganhos que todos obtemos desta prova não justificam. Desculpem, mas é a minha opinião e, do que tenho visto, a opinião de muitos mais alhandrenses.
Augusto Horta Mendes