João Pedro Baião é o novo presidente dos SMAS de Vila Franca de Xira
O vereador socialista João Pedro Baião foi escolhido na primeira reunião pública do executivo da Câmara de Vila Franca de Xira para assumir a presidência do conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS). Na primeira reunião do mandato foram distribuídos os pelouros que ficarão apenas na esfera dos eleitos socialistas.
O presidente, Fernando Paulo Ferreira, chamou a si a gestão do urbanismo e requalificação urbana, a área do investimento, economia e inovação, protecção civil, turismo, comunicação, infraestrutura tecnológica, administração geral e assuntos jurídicos.
A vice-presidente, Marina Tiago, fica responsável pela educação, ambiente, gestão do espaço público, actividades económicas e gestão de recursos humanos. Arlindo Dias será vereador a meio tempo com responsabilidades no planeamento e gestão financeira, auditoria e qualidade e ainda vogal no conselho de administração dos SMAS.
Manuela Ralha mantém os pelouros da cultura, museus, património histórico, bibliotecas e arquivo, habitação e coesão social, toponímia e a área de alimentação e veterinária. Já João Pedro Baião ficará também com as responsabilidades das obras, viaturas e infra-estruturas, apoio ao movimento associativo e juventude, desporto e manutenção de equipamentos municipais.
Dos vereadores da oposição apenas Ana Afonso, da Coligação Nova Geração liderada pelo PSD, terá funções executivas na qualidade de vogal do conselho de administração dos SMAS. O seu colega de bancada, David Pato Ferreira, bem como os restantes vereadores da CDU - Joana Bonita, Nuno Libório e Anabela Barata Gomes - e o eleito do Chega, Barreira Soares, não terão pelouros.