Atirou-se do terceiro andar para escapar ao fogo
Incêndio num apartamento em Povos, Vila Franca de Xira, lançou o pânico. Um dos moradores não conseguiu sair e salvou-se saltando para um colchão de uma altura superior a dez metros. Duas pessoas tiveram de receber assistência hospitalar.
Cinco pessoas ficaram feridas e duas delas tiveram de receber assistência hospitalar depois de um incêndio num apartamento no bairro de Povos, em Vila Franca de Xira, na tarde de 20 de Outubro. A situação mais grave é a de uma moradora que, tentando escapar das chamas, ficou com as vias aéreas bastante afectadas e ainda se encontra, à data de fecho desta edição, em observação no hospital.
Passavam poucos minutos das 16h00 quando uma nuvem de fumo negro começou a sair do terceiro andar de um dos prédios do bairro, situado na Rua Calouste Gulbenkian. 26 bombeiros e 10 viaturas responderam ao socorro ajudando a retirar quem ainda se encontrava no interior da habitação. A situação que inspirou maiores cuidados foi a de um jovem que teve de se pendurar na janela para escapar ao fumo que o impediu de fugir pelas escadas.
Perante a situação de pânico os populares rapidamente arranjaram colchões que ajudaram a amortecer a queda e diz quem viu que a sorte esteve ao lado do jovem, João, que recusa falar do assunto. “Ele teve uma sorte dos diabos porque a coisa podia ter corrido mesmo muito mal e os colchões não serem suficientes para amparar a queda”, recorda Elisete Nunes, moradora, a O MIRANTE.
O fogo terá tido início na cozinha da habitação. A família está a ser acompanhada pelos serviços sociais do município e está também a ter apoio familiar. A PSP pediu a colaboração da Polícia Judiciária para investigar a origem do fogo.
Chamas assustam na Travessa do Forno
Poucos minutos antes dos bombeiros de Vila Franca de Xira saírem para acudir ao incêndio de Povos já outra equipa dava resposta a um alerta de incêndio numa habitação no centro da cidade, que causou pânico na comunidade. Uma habitação na Travessa do Forno começou a arder depois do morador ter queimado acidentalmente uma luva num fogão e a ter depositado no caixote do lixo dentro de casa, o que gerou um pequeno incêndio e bastante fumo negro.
Fonte dos bombeiros explica que a situação causou maior aparato devido ao fumo e que o socorro foi relativamente simples, não tendo havido registo de vítimas. Mas o facto de se tratarem de duas emergências de grande proporção ao mesmo tempo pôs à prova a capacidade de resposta dos bombeiros que conseguiram atender a ambas as situações.