Concurso de seis milhões para novo caminho ribeirinho entre Alverca e Sobralinho
Intervenção vai abranger, nesta primeira fase, quase cinco quilómetros e uma área de 14 hectares à beira rio. Frente ribeirinha do concelho de Vila Franca de Xira tem 12 dos seus 22 quilómetros requalificados.
Foi lançado pela Câmara de Vila Franca de Xira no início de Outubro o concurso público internacional para a primeira fase do novo Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo entre Alverca do Ribatejo e Sobralinho. Um projecto com um valor base de seis milhões e 33 mil euros que será totalmente financiado pelos cofres municipais. O objectivo é ter parte da obra concluída daqui a dois anos.
Os trabalhos inscritos na empreitada visam promover a requalificação e conservação ambiental e paisagística da frente de rio do concelho, com o novo parque ribeirinho de Alverca que ocupará uma área de 14,1 hectares e terá uma extensão de 4,9 quilómetros, unindo a frente ribeirinha de Alverca ao Sobralinho e ao Forte da Casa, que era uma ambição antiga dos moradores e utilizadores dos caminhos pedonais. O concelho de Vila Franca de Xira tem já 12 quilómetros da sua frente ribeirinha requalificados, de um total de 22.
O prazo fixado para a execução do contrato de empreitada é de 1.300 dias, dos quais 935 para a execução da obra e um ano (365 dias) para a criação e manutenção das zonas verdes associadas ao projecto. A adjudicação da obra será feita apenas a um único concorrente e não por lotes como habitualmente acontece, situação justificada pelo município com a natureza do projecto ser técnica e funcionalmente indissociável e da sua separação “poder resultar graves inconvenientes para a gestão da obra na sua globalidade”.
Numa fase seguinte está prevista a construção de duas passagens superiores sobre a Linha do Norte que poderão custar, segundo as estimativas, outros seis milhões de euros.
Sonho de ligar VFX a Loures está mais próximo
Na tomada de posse dos eleitos de Vila Franca de Xira, realizada na noite de 18 de Outubro, esteve também presente o novo presidente da Câmara de Loures, o socialista Ricardo Leão, com quem Fernando Paulo Ferreira prometeu uma cooperação próxima visando a concretização da tão esperada união ribeirinha entre os dois concelhos. “A política autárquica moderna só é eficaz se for articulada entre os municípios. Para o concelho de VFX a sua presença é particularmente relevante porque será desta vez que os nossos cidadãos poderão ir no caminho pedonal e ciclável atravessar Loures até ao Parque das Nações. Contamos consigo”, afirmou Fernando Paulo Ferreira.