Vespa asiática ataca em VFX e deixa população em sobressalto
Mais de duas centenas de ninhos foram registados e 62 estão sinalizados para destruição. Nas Quintas, a espera está a preocupar os moradores que são surpreendidos com a presença do insecto predador nas suas casas.
A proliferação da vespa asiática no concelho de Vila Franca de Xira é de tal dimensão que a Divisão de Ambiente do município contratou uma empresa especializada para eliminar os ninhos deste insecto predador da abelha europeia. Desde o início do ano foram registados 333 ninhos, dos quais 122 eram falso alarme. Actualmente há 62 identificados para destruição.
Dois dos ninhos mais recentes a serem reportados estão situados em duas árvores na localidade das Quintas, na União de Freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, e a demora na sua remoção está a alarmar os moradores que têm sido surpreendidos por vespas asiáticas no interior das suas casas e quintais.
Um dos ninhos fica situado na Rua dos Casalinhos, próximo de habitações, e o outro, avistado e reportado à protecção civil há cerca de dois meses, fica numa árvore, na estrada dos Lóios, a uma altura considerável. É por esse motivo, explica a O MIRANTE, o coordenador da protecção civil municipal, António Carvalho, que a empresa especializada ainda não procedeu à sua destruição, pois está a tentar arranjar uma plataforma com a altura necessária que permita aos técnicos atingir o ninho no ângulo certo.
Segundo António Carvalho, a altura a que estes insectos estão a fazer os seus ninhos - alguns a mais de três dezenas de metros do solo - tem dificultado a sua destruição, feita através de maçaricos lança-chamas. “Parece que aprenderam e para se protegerem fazem os ninhos tão altos que não é fácil encontrar meios para lá chegar”, sublinha.
Predadora perigosa
Em caso de suspeita da presença de ninhos ou exemplares desta espécie, deve-se informar o Serviço Municipal de Protecção Civil, autoridades policiais ou registar o ninho suspeito na plataforma SOS Vespa, coordenada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Procurar, por meios próprios, destruir os ninhos é um grande risco para a saúde pública, alerta o ICNF, acrescentando que se deve guardar uma distância de cinco metros da sua localização.
A vespa asiática é uma espécie exótica invasora, predadora de abelhas e altamente prejudicial para a produção de mel, agricultura e ecossistema em geral.