uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festival de Gastronomia de Santarém está de regresso e festeja 40 anos de actividade
Festival Nacional de Gastronomia está de regresso à Casa do Campino após um ano de suspensão devido à pandemia

Festival de Gastronomia de Santarém está de regresso e festeja 40 anos de actividade

Evento decorre de 18 a 28 de Novembro na Casa do Campino e vai celebrar os 40 anos de vida com um programa diversificado a pensar também na atracção de público mais jovem.

O Festival Nacional de Gastronomia vai regressar à Casa do Campino, em Santarém, de 18 a 28 de Novembro, com uma dúzia de restaurantes de todo o país e um vasto e diversificado programa de actividades onde se regista uma forte aposta na animação musical com vários espectáculos com nomes da música nacional numa aposta na captação de público mais jovem.

Na apresentação da edição 40 do festival, que decorreu no dia 4 de Novembro, tanto o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, como o presidente da empresa municipal Viver Santarém, João Leite, evidenciaram a riqueza do programa no regresso do evento após um ano de suspensão devido à pandemia de Covid-19.

Black Mamba, João Pedro Pais, Bárbara Tinoco, Ricardo Gamas&João Correia ou Jéssica Pina são algumas das propostas musicais que vão passar pelo palco da tenda gigante montada no exterior da Casa do Campino.

Realce ainda para o facto de, este ano, o festival ter um dia dedicado a cada município da Lezíria do Tejo e a um município de outro ponto do país, que ali vão promover os seus tesouros gastronómicos e não só. A restauração de Santarém também vai ter palco para mostrar os seus sabores no evento, num espaço onde, em cada dia do certame, vai estar um restaurante diferente.

Visitar Santarém enquanto se prova Portugal

Durante a apresentação, o presidente do município, Ricardo Gonçalves, destacou que “o maior festival nacional de gastronomia” foi eleito como “um dos melhores 25 festivais gastronómicos de Outono da Europa” por um ‘site’ da especialidade. “Trata-se de um importante reconhecimento e uma excelente forma de assinalar os 40 anos deste importante evento, que ganha, cada vez mais, dimensão nacional e internacional”, destaca a organização de um festival que desafia a “visitar Santarém enquanto prova Portugal”.

O presidente da empresa municipal Viver Santarém, João Leite, destacou alguns dos momentos do programa delineado para os 11 dias da FNG e que passam pelo artesanato, cultura, música, espectáculos, apresentação de livros, debates, exposições, ‘showcookings’, conferências, vinhos e cinco jantares gastronómicos que serão preparados por chefes com estrelas Michelin como Rodrigo Castelo (18 de Novembro), Vasco Coelho Santos e Inga Martin (dia 19), Ljubomir Stanisic (20), Noélia Jerónimo e Miguel Gameiro (26) e Chakall (dia 27).

O evento, que disponibiliza um espaço para apoio a bebés e animação das crianças, desde a idade de amamentação até aos 10 anos, vai contar ainda com vários concursos nacionais de pratos tradicionais. No âmbito das conferências denominadas “A ternura do Festival: as Conversas dos Quarenta”, os “Ciclos da água: poupança é o futuro” e os “Desafios do futuro alimentar” são dois dos temas que serão levados a debate.

No dia 20 de Novembro, no espaço livraria, Armando Fernandes, gastrónomo e historiador, fará a apresentação do livro “Festival Nacional de Gastronomia (FNG) – 40 anos: Aperitivos para uma história do Festival seguidos de Rota dos Sabores e Saberes”.

A programação completa do FNG pode ser consultada em festivalnacionaldegastronomia.pt.

Festival de Gastronomia de Santarém está de regresso e festeja 40 anos de actividade

Mais Notícias

    A carregar...