uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Milhões de plantas da Salm Portugal distribuídas anualmente na Europa
A Salm Portugal é uma empresa de alta performance que opera 75 hectares nos concelhos de Almeirim e Salvaterra de Magos (foto DR)

Milhões de plantas da Salm Portugal distribuídas anualmente na Europa

Empresa de “alta performance” do holandês Paul van der Salm duplicou área de instalações e cultivo nos últimos quatro anos e emprega centena e meia de trabalhadores.

Cerca de mil camiões saem anualmente de Portugal para a Holanda carregados com produtos vegetais produzidos pela Salm Portugal. O principal produto exportado é a lavanda (15 milhões de vasos). Os restantes são pinheiros mansos (pius pinea), Ilex e Deco Fruit (mini frutos e mini abóboras). Da Holanda, onde se situa a casa-mãe da empresa, a produção da Salm chega a mais de 33 mil lojas em toda a Europa.

O proprietário, o holandês Paul van der Salm, explica que a instalação em Portugal foi determinada pelas condições climáticas que permitem fazer uma boa combinação com os intervalos de produção da Holanda e pela distância entre os dois países.

Em Portugal a empresa explora 75 hectares distribuídos por Vilalonga - Marinhais (onde tem a sede), Muge, Benfica do Ribatejo, Azeitada e Foros de Benfica. Na Holanda está presente em 16 locais, região de Boskoop e tem ainda presença na Tanzânia e em Israel.

“Eu e meu irmão Hans começamos em 1988 como uma pequena estufa de flores na Rua Kooiweg nº 32, em Boskoop, Holanda. No ano 2000 comprámos um terreno na Rua Kooiweg nº 15, onde é hoje a nossa sede. Desde então não paramos mais de crescer e expandir. Em 2001/2002 iniciamos as nossas operações neste magnífico país”, explica o empresário.

As principais características da empresa são definidas por Paul ven der Salm do seguinte modo: “A Salm, em geral, é uma empresa de Alta Performance e isso acontece também em Portugal. Produzir para o mercado holandês é uma grande responsabilidade e temos uma qualidade e nome a zelar, além de metas a cumprir. A nossa programação anual tem ciclos bem definidos nos quais não podemos falhar. Somos uma empresa que reage rápido às demandas do mercado, que decide rápido o que deve ser decidido e que cumpre o que é planeado”.

Nos últimos quatro anos a Salm Portugal quase duplicou as suas instalações e áreas de produção. Tem 120 colaboradores fixos, número que chega a 160 durante a temporada alta, que vai do início de Março até meados de Junho. No global a Salm dá emprego a cerca de 600 pessoas.

A empresa tem candidaturas abertas regularmente para: operador qualificado (pessoas aptas a operar tractores, empilhadores, máquinas de plantio), trabalhadores de estufa e campo, mecânicos, engenheiros mecânico para a parte de robótica pois a maioria das máquinas /robôs de plantio são fabricadas na Holanda e Alemanha; engenheiros agrónomos, estudantes de Agronomia ou outros estudos relacionados à agricultura, canalizadores e serralheiros.

A formação do pessoal é um dos aspectos mais relevantes e as condições são atractivas. “Formação adequada para as tarefas a desempenhar: oportunidade de trabalhar num ambiente saudável e competitivo com oportunidades de crescimento dentro do “Grupo Salm’’ principalmente na Holanda; oportunidade e fazer parte de uma empresa com ferramentas e tecnologia de ponta com tudo o que há de mais de avançado na produção da lavanda; salário acima da média nacional principalmente para profissionais qualificados; óptimas instalações e condições de trabalho e ambiente internacional (visitas às filiais na Holanda e interacção com colegas de outras nacionalidades).

Milhões de plantas da Salm Portugal distribuídas anualmente na Europa

Mais Notícias

    A carregar...