Vila Galé quer obras no Convento de Santa Iria no segundo trimestre de 2022
Grupo hoteleiro vai investir 10 milhões de euros na reconversão de edifícios históricos de Tomar reforçando a capacidade de alojamento turístico na cidade.
O grupo Vila Galé pretende avançar, no segundo trimestre de 2022, com o projecto de reconversão do Convento de Santa Iria e do ex-Colégio Feminino numa unidade hoteleira. O complexo situa-se na zona histórica de Tomar, junto ao rio Nabão. O presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, referiu que este é um dos investimentos que o grupo Vila Galé quer avançar no próximo ano. Trata-se de um projecto que estava planeado arrancar antes da pandemia de Covid-19.
“Acredito que estamos no bom caminho, que no próximo ano vamos consolidar a recuperação do turismo apesar de considerar que 2021 vai ser um ano fraco em termos de receita”, sublinhou Jorge Rebelo de Almeida. O projecto para o Convento de Santa Iria e ex-Colégio Feminino tem um investimento previsto de cerca de 10 milhões de euros.
O município de Tomar aprovou, na reunião camarária de 13 de Setembro, a adjudicação definitiva da alienação dos edifícios ao Grupo Vila Galé, que teve o voto contra da então vereadora social-democrata, Célia Bonet, que justificou a sua decisão com a transparência do processo.
A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, reforçou que houve mais uma proposta para ficar com o espaço, mas não reunia condições para ser aceite, pois não estava de acordo com o caderno de encargos. Com a autarquia a apostar claramente no turismo como uma das fontes principais de receita, o executivo considera que a entrada do Grupo Vila Galé em Tomar é uma mais-valia para aumentar a oferta de alojamento de qualidade em pleno centro histórico.