Luís Albuquerque é o novo presidente da Tejo Ambiente
Autarca de Ourém substitui a presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, que também integra a administração da empresa intermunicipal de água e saneamento.
O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, é o novo presidente do conselho de administração da empresa intermunicipal Tejo Ambiente substituindo no cargo Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar. As eleições decorreram a 28 de Outubro em assembleia-geral. Anabela Freitas e o presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, completam o conselho de administração.
O presidente de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire, assume o cargo de presidente da mesa da assembleia-geral, e vai ter consigo nesse órgão os presidentes dos municípios do Sardoal, Miguel Borges, e de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes.
Luís Albuquerque referiu, em sessão camarária, que vão continuar a trabalhar como até aqui. “A Tejo Ambiente é uma entidade muito importante para o futuro do ambiente nos seis municípios que a compõem. Ainda há um longo caminho a percorrer em termos de eficiência hídrica, de recolha de resíduos sólidos urbanos e de aumento das redes de saneamento básico”, afirmou.
O autarca de Ourém não esconde que um dos problemas são as velocidades “totalmente diferentes” entre os vários municípios referindo-se às diferentes taxas de cobertura de abastecimento de água e saneamento básico nos seis municípios. “Vamos continuar a tentar melhorar cada vez mais porque a Tejo Ambiente é fundamental para o futuro de todos os concelhos em termos ambientais”, reforçou.
Luís Albuquerque destaca a necessidade de se equilibrar financeiramente a empresa, o que implica redução de custos e aumento de receitas. No entanto, não confirma se haverá aumento no preço da água em 2022.
A Tejo Ambiente procura um director financeiro uma vez que Carlos Agostinho, que ocupava o cargo, foi eleito vereador na Câmara da Batalha.