Acesso rodoviário às Portas do Sol em Santarém só para moradores
Decisão da Câmara de Santarém é motivada pelas obras que vão decorrer na Avenida 5 de Outubro e o Largo da Alcáçova e vai ao encontro das pretensões dos residentes da zona.
A Câmara Municipal de Santarém vai cortar ao trânsito automóvel a Avenida 5 de Outubro e o Largo da Alcáçova, únicos acessos ao emblemático Jardim das Portas do Sol abrindo apenas excepções para moradores e veículos afectos às obras de requalificação que ali vão ter lugar. Uma medida que deve vigorar até final da empreitada.
A decisão foi tomada na primeira reunião do executivo do novo mandato, a 2 de Novembro, e é para ser aplicada com celeridade. Como alternativa colocava-se a hipótese de só se cortar o trânsito quando os trabalhos assim o exigissem, opção que acabou por ser descartada indo ao encontro do que defendia também a Associação de Moradores do Centro Histórico.
A Associação de Moradores do Centro Histórico entende que a interdição do trânsito a visitantes permite que os moradores mantenham alguma qualidade de vida durante o período em que decorrerem as obras e permite aos visitantes ter uma imagem do acesso às Portas do Sol com algum ordenamento.
Refira-se que, dados os constrangimentos ao estacionamento existentes já há alguns meses devido à montagem do estaleiro no Largo da Alcáçova e a trabalhos de prospecção arqueológica, têm-se verificado alguns conflitos entre moradores e visitantes das Portas do Sol, designadamente aos fins-de-semana, havendo até registo de alguns casos de agressões físicas.
No parecer técnico remetido ao executivo, a Divisão de Planeamento e Projectos da Câmara de Santarém alerta no entanto que, em caso de se aplicar a suspensão da circulação de veículos ao Jardim das Portas do Sol está-se a desmotivar a idade de visitantes ao local mais emblemático e turístico da cidade, já que terão de estacionar os seus veículos a alguma distância, situação que poderá motivar algumas reclamações.
Quem também deixou algumas preocupações foi o vereador Nuno Domingos (PS), recordando que o corte do trânsito vai impedir muitos pais de acederem e de estacionarem junto às instalações do Círculo Cultural Scalabitano, onde diariamente há aulas de ballet que movimentam dezenas de crianças.