uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Covid e gripe forçam mudança do centro de vacinação de VFX para o Cevadeiro
Entidades de saúde estimam vacinar 5 a 6 mil pessoas no concelho até 17 de Dezembro (Foto CMVFX)

Covid e gripe forçam mudança do centro de vacinação de VFX para o Cevadeiro

Objectivo é aumentar conforto dos utentes. Entidades de saúde pediram ajuda ao município para reforçar equipamento informático e aumentar o número de espaços de vacinação disponíveis.

O centro de vacinação do concelho de Vila Franca de Xira passou a funcionar novamente no pavilhão multiusos do Cevadeiro abandonando o pavilhão municipal de Alverca. A mudança, operada no dia 8 de Novembro, visa dar melhores condições de resposta e conforto aos utentes, numa altura em que, além da terceira dose da vacina Covid passa também a ser administrada a vacina da gripe.

A ideia era fechar os centros de vacinação até ao final de Setembro, mas a nova realidade do plano de vacinação das autoridades de saúde ditou a decisão, anunciada pelo presidente do município Fernando Paulo Ferreira, em reunião de câmara.

As autoridades de saúde estimam a administração de 5 a 6 mil inoculações por semana no concelho de Vila Franca de Xira, pelo menos até 17 de Dezembro, situação que obrigou a aumentar o espaço disponível, quer para aplicação das vacinas quer para os utentes esperarem com conforto.

“Com a passagem novamente para o pavilhão do Cevadeiro vamos poder aumentar as boxes de vacinação disponíveis passando de 8 para 10. Vamos ter um maior período de pressão sobre os serviços de saúde por causa do período da gripe e por isso pediram-nos ajuda no reforço dos equipamentos informáticos, o que vamos fazer”, explicou Fernando Paulo Ferreira.

Esta alteração permitirá que os registos passem a ser efectuados pelas enfermeiras no mesmo local onde administram as vacinas. Será uma medida que pretende também diminuir o tempo de espera da população, que nesta fase é mais envelhecida e com limitações de mobilidade importantes e de risco.

“O grosso de quem vai ao centro de vacinação irá em viatura própria e por isso a existência de estacionamento será também uma mais-valia”, acrescentou o autarca. O espaço vai também ser dotado de uma tenda à entrada para ajudar os utentes nos dias de chuva.

A informação foi avançada depois de nos últimos dias vários utentes terem lamentado um crescendo dos constrangimentos sentidos no centro de vacinação de Alverca, sobretudo a demora nas filas e a falta de distanciamento físico. Também o vereador Nuno Libório, da CDU, alertou para diversos problemas no espaço que precisavam de ser resolvidos e lembrou a necessidade do concelho dispor de, pelo menos, dois centros de vacinação no seu território.

Covid e gripe forçam mudança do centro de vacinação de VFX para o Cevadeiro

Mais Notícias

    A carregar...