uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Primeira cátedra em Portugal dedicada a Saramago
José Saramago

Primeira cátedra em Portugal dedicada a Saramago

A presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río, disse que é uma alegria e uma boa notícia a primeira cátedra em Portugal que tem o escritor natural de Azinhaga como patrono. O programa comemorativo do centenário do escritor arranca este mês.

A presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río, disse que é “uma alegria” e “uma boa notícia” a primeira cátedra em Portugal que tem o escritor como patrono, constituída na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta é também uma das primeiras iniciativas em território nacional no âmbito da celebração do centenário de José Saramago que arranca este mês. Pilar del Río referiu que este vai ser um “ano inteiro não de homenagem a Saramago, mas de notícias culturais”, que vão juntar várias áreas desde a música, ao cinema e teatro. Pretende-se, frisou, que as comemorações sejam plurais e de celebração da cultura numa altura após pandemia.

“Quando o único prémio Nobel da Literatura portuguesa nos dá a honra, através da fundação com o seu nome, de constituirmos uma cátedra no âmbito de estudos de língua portuguesa, penso que demos mais um pequeno passo de afirmação na região, no país e no mundo”, salientou o reitor da UTAD, Emídio Gomes. No seu âmbito decorrerão ciclos de tertúlias e encontros com a comunidade, conferências, seminários, cursos, aulas e peças de teatro e procurar-se-á envolver a comunidade adulta, bem como as crianças, as famílias, as escolas, as universidades e as autarquias.

Haverá actividades como colóquios sobre o pensamento, a acção e a obra de José Saramago e de outros autores, nomeadamente os que receberam ou venham a receber o Prémio Literário José Saramago.

Primeira cátedra em Portugal dedicada a Saramago

Mais Notícias

    A carregar...