uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Solução à vista para algar perigoso junto aos Bombeiros de Minde
Alguns moradores têm reclamado por temerem que a cratera leve ao abatimento completo da estrada

Solução à vista para algar perigoso junto aos Bombeiros de Minde

Problema que se arrasta há onze anos vai ser resolvido. Parte da intervenção fica concluída até ao final de Novembro, garante a empresa municipal Aquanena.

A empresa municipal de águas e saneamento de Alcanena, Aquanena, está a tentar resolver o abatimento do pavimento na rua junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Minde, concelho de Alcanena, causado por um algar (cavidade subterrânea). Para isso, explica a Aquanena em comunicado, foi desenvolvido um plano de acção que envolveu questões ao nível da estabilização do local e drenagem da envolvente, identificação das soluções técnicas adequadas pensadas por especialistas.

O algar que se começou a formar há onze anos devido à forte circulação de águas pluviais no subsolo, além de estar a aumentar em profundidade está a causar o abatimento do pavimento betuminoso daquela via e a abrir fissuras numa das paredes do quartel dos bombeiros. A estrada encontra-se vedada à circulação automóvel e o impasse na resolução do problema tem gerado queixas.

A Aquanena prevê que a conclusão dos ensaios laboratoriais e elaboração do relatório final do estudo geológico e geotécnico e estudo hidrogeológico, ambos adjudicados e realizados pela Argonvia.

A empresa refere ainda que para “minimizar provisoriamente as consequências do abatimento” na estrada, o buraco vai ser tapado e vai ser reparada a conduta de águas pluviais que passa naquela rua. Isto porque só “após conhecer as conclusões” dos relatórios poderão ser definidas as intervenções de estabilização do subsolo e se aquele sumidouro de águas pluviais vai continuar a fazer parte da rede de águas pluviais de Minde.

Solução à vista para algar perigoso junto aos Bombeiros de Minde

Mais Notícias

    A carregar...