António Pires da Silva e Augusto Mateus
António Pires da Silva foi professor do Politécnico de Tomar tendo presidido a instituição entre 2005 e 2010. Augusto Mateus é presidente do conselho geral do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) onde todos os anos reforça a sua ligação à região ribatejana e às suas instituições.
António Pires da Silva foi professor do Politécnico de Tomar tendo presidido a instituição entre 2005 e 2010. No dia 5 de Novembro fomos reencontrá-lo na sessão de abertura do ano lectivo e recordamos com ele a última entrevista a O MIRANTE onde falou da agradável e muito cansativa arte de ser avô depois da merecida reforma. António Pires da Silva foi aluno de José Régio em Portalegre e, na mesma entrevista a O MIRANTE, contou alguns episódios que envolvem o autor de Cântico Negro, um dos grandes poemas da literatura portuguesa de todos os tempos. Esta Última Página de Honra é para lembrar o percurso de Pires da Silva como Professor e como Homem de convicções.
Augusto Mateus é presidente do conselho geral do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) onde todos os anos reforça a sua ligação à região ribatejana e às suas instituições. Augusto Mateus foi ministro da Economia do XIII Governo Constitucional de Portugal e autor do chamado “Plano Mateus”. Foi ainda secretário de Estado da Indústria entre 1995 e 1996. A sua ligação a várias autarquias da região deve-se ao facto de ser consultor de empresas e o rosto principal da sociedade Augusto Mateus e Associados, uma empresa com larga experiência em desenvolvimento territorial integrado, materializado num longo relacionamento com municípios e comunidades intermunicipais (entretanto unida à EY Portugal, outra empresa de referência na área da consultoria).