uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Festival de filosofia ‘Cidade e Arte’ em Abrantes

Iniciativa decorre entre 18 e 20 de Novembro e vai juntar pensadores, académicos, artistas e investigadores nacionais.

A interacção entre a “Cidade e a Arte” é o tema central do Festival de Filosofia de Abrantes que juntará, entre 18 e 20 de Novembro, pensadores, académicos, artistas e investigadores nacionais. A iniciativa, organizada pela Câmara de Abrantes e com o alto patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, volta este ano ao modelo presencial e irá decorrer no Edifício Pirâmide, sendo as conferências de entrada livre.

De acordo com a organização, os desafios do Festival de Filosofia de Abrantes, que assinala este ano a quarta edição, passam por convocar os cidadãos à reflexão e a marcar posição sobre as problemáticas do mundo actual e incentivar e valorizar a reflexão crítica.

Durante três dias pensadores, académicos, artistas e investigadores nacionais vão pensar e debater de forma aberta o papel da arte, nas suas múltiplas disciplinas, na tensão dialéctica entre a sua realidade e o contexto social.

Entre os nomes presentes no festival vão estar o historiador de arte e curador da Colecção de Arte Contemporânea do Estado Português, David Santos, a escritora e romancista Dulce Maria Cardoso, o comissário do Plano Nacional das Artes, ensaísta e curador Paulo Pires do Vale, a directora do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Emília Ferreira, entre outros.

O programa do festival integra painéis que, a partir do tema central, abordarão várias temáticas: arte, política e sociedade; literatura, artes e transformação do mundo; arte, educação e compromisso comunitário; cuidar, expor e emocionar: a arte e os museus; filosofia e arte da paisagem e do jardim. Haverá ainda lugar para uma comunicação livre que abordará a ideia de cultura e de arte como expulsão e hospitalidade e uma conferência com jovens filósofos.

Mais Notícias

    A carregar...