uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Menção honrosa para o projecto Centro Humberto Delgado

Menção honrosa para o projecto Centro Humberto Delgado

Projecto que visa transformar a casa de Humberto Delgado num centro de estudos sobre o republicanismo e oposição à ditadura foi distinguido pela Direção-Geral das Autarquias Locais.

O projecto da Câmara de Torres Novas que tem como objectivo transformar a Casa Memorial de Humberto Delgado, na aldeia do Boquilobo, num centro de estudos sobre o republicanismo e oposição à ditadura recebeu uma menção honrosa atribuída pela Direcção-Geral das Autarquias Locais, no âmbito do prémio autárquico Aristides de Sousa Mendes e outros salvadores portugueses - Holocausto, valores universais, humanismo e justiça.

A Casa Memorial onde nasceu o general Humberto Delgado, recorde-se, está a ser transformada num centro de estudos sobre o republicanismo e oposição à ditadura portuguesa numa abordagem à escala nacional, reconhecida pelo apoio do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa.

A entrega dos diplomas decorreu no Palácio Galveias, em Lisboa. O município de Torres Novas esteve representado pela vereadora com o pelouro da Cultura, Elvira Sequeira. Integrado no programa nacional sobre a memória do Holocausto, “Nunca Esquecer”, este prémio é uma distinção honorífica entregue às autarquias que promovam práticas, programas ou projectos de elevado mérito e interesse público. Nascido no Boquilobo, Torres Novas, a 15 de Maio de 1906, Humberto Delgado liderou o principal movimento de tentativa de derrube do regime salazarista através de eleições, tendo sido derrotado num processo eleitoral considerado fraudulento que deu a vitória ao candidato do regime, o almirante Américo Thomaz. A 13 de Fevereiro de 1965 Humberto Delgado e a sua secretária Arajaryr Campos foram assassinados perto de Badajoz por uma brigada da polícia política PIDE, chefiada por Rosa Casaco, que o atraiu a este local convencendo-o de que se ia encontrar com militares oposicionistas.

Menção honrosa para o projecto Centro Humberto Delgado

Mais Notícias

    A carregar...