uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Tomar recebe quinta edição de Festival Internacional de Curtas-Metragens

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Tomar, conhecido por “Planos”, vai exibir 36 curtas-metragens, realizadas em 23 países. A iniciativa, que decorre até 21 de Novembro, também vai ter momentos de poesia e exposição de trabalhos.

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Tomar, também conhecido como “Planos”, regressa ao Cine-Teatro Paraíso, entre os dias 17 e 21 de Novembro, para a sua quinta edição. Pelo facto de em 2020 não se ter realizado a iniciativa, devido à pandemia, a edição deste ano vai ter uma dimensão muito superior, pois vão ser exibidas as películas previstas para o ano anterior.

A selecção oficial vai ser marcada por uma variedade de temas e culturas, traduzidas em 36 curtas-metragens, realizadas em 23 países. Portugal ocupa lugar de destaque com nove filmes em competição. As restantes 27 curtas-metragens chegam de países como Alemanha, Áustria, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Peru, Reino Unido, Vietname, entre outros. Os filmes vão ser exibidos e avaliados em seis sessões competitivas.

Para além dos filmes em competição a organização vai dar oportunidade para algumas figuras do cinema mostrarem o seu trabalho. Na manhã de 19 regressa a rubrica “Planinhos”, uma sessão especial infantil organizada pelo Cineclube de Tomar em parceria com “O Dia Mais Curto”.

O Leiria Film Fest também vai estar no Planos, numa parceria já antiga e que exibe filmes premiados em anteriores edições do festival, nomeadamente Sealskin, de Ugla Hauksdóttir (Islândia), Sleepwalk, de Filipe Melo (Portugal), Alien, de Yeon Jegwang (Coreia do Sul) e O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano (Portugal).

A poesia também tem lugar reservado no festival com a declamação, através da associação cultural “Espaço 0”, do poema de Almada Negreiros “As Quatro Manhãs”.

Mais Notícias

    A carregar...