uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
No ano de estreia Diogo Ribeiro foi a revelação no nacional de footgolf
Diogo Ribeiro (foto DR)

No ano de estreia Diogo Ribeiro foi a revelação no nacional de footgolf

Jovem de Caxarias começou a competir este ano e terminou o Circuito Nacional de Footgolf no 37º lugar entre cerca de 170 participantes. Uma classificação que lhe valeu o Prémio Revelação.

Diogo Ribeiro, 19 anos, residente em Caxarias, Ourém, foi o vencedor do prémio revelação da Federação Portuguesa de Footgolf, modalidade que junta o futebol ao golfe. O prémio é entregue ao jogador que está a competir pela primeira vez no circuito nacional da modalidade e que obtém a melhor classificação.

O jovem iniciou-se no futebol aos 6 anos e passou pelas equipas do Caxarias e do Ouriense. Há cerca de ano e meio descobriu o footgolf. Conta a O MIRANTE que foi através do grupo de amigos da mãe que fez esta descoberta quando a convidaram a ir jogar e Diogo acompanhou. António Simões, responsável pelo campo de footgolf de Caxarias, viu o potencial de Diogo Ribeiro e convidou-o para voltar no dia seguinte para se iniciar na modalidade. Chegou ainda a conciliar a prática de ambos os desportos, mas confessa que o footgolf falou mais alto e acabou por deixar de vez o futebol.

Diogo Ribeiro competiu pela primeira vez no circuito nacional classificando-se em 37º lugar entre 170 competidores de vários escalões, ao longo de 12 etapas de norte a sul do país. Classificação que lhe valeu o prémio Jogador Revelação uma vez que foi o estreante com a melhor classificação geral. Explica a O MIRANTE que é dos mais novos em prova e que os seus adversários vieram quase todos do mundo do futebol. “Têm mais força e mais experiência, mas ajudam-me muito, ensinam-me e não me deixam desmoralizar”, vinca.

Para o futuro diz querer continuar a dedicar-se ao footgolf e vincar o seu estatuto de jogador revelação propondo-se a voos mais altos. Na próxima época quer qualificar-se pelo menos nos primeiros 15 lugares garantindo o acesso ao campeonato do mundo a realizar em 2022 e vencer pelo menos uma das etapas da competição. Conquistar o campeonato nacional é também um dos objectivos que sonha riscar da sua lista.

O que é o footgolf?

O footgolf, como o nome indica, é uma fusão entre futebol e golfe. O objectivo é colocar a bola dentro de todos os 18 buracos no menor número de chutos possível. Em vez de tacos e uma bola de golfe usam-se os pés e uma bola de futebol de tamanho número cinco. Cada buraco deve ser completado, idealmente, entre três e cinco chutos. Cada falta ou penalização acrescenta um chuto à pontuação.

No ano de estreia Diogo Ribeiro foi a revelação no nacional de footgolf

Mais Notícias

    A carregar...