uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“A família é o porto de abrigo e diz-me coisas que mais ninguém me diz”
Fernando Paulo Ferreira Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

“A família é o porto de abrigo e diz-me coisas que mais ninguém me diz”

A literatura, as viagens, a curiosidade permanente, o contacto com os outros, a solidariedade e a generosidade de tanta gente da sociedade civil perante as suas comunidades, terão enformado o que sou hoje.

Como escolheu fazer o que faz?

A vida é feita de projectos que se vão concretizando ao longo do tempo. Em democracia, certamente, porque muitas outras pessoas partilharam e partilham dos meus ideais e propostas.

Qual o peso da sua formação académica no seu sucesso?

O curso de Direito certamente influenciou-me o pensamento e aprofundou a importância que dou a valores fundamentais da sociedade. A literatura, as viagens, a curiosidade permanente, o contacto com os outros, a solidariedade e a generosidade de tanta gente da sociedade civil perante as suas comunidades, terão enformado o que sou hoje. Entre outros aspectos – tantos – que todos os dias me despertam para novos interesses e novos desafios.

Liderar é algo que qualquer um pode aprender?

Sim, a liderança constrói-se com aprendizagens na nossa relação com o meio envolvente, com as instituições onde nos inserimos e, sobretudo, com as pessoas.

O bom é inimigo do óptimo como por vezes se ouve dizer?

As conjunturas ditam sempre as opções que se tomam. O truque está em projectar o mais longe possível o pensamento e os projectos. Dito isto, o imperativo absoluto do óptimo pode mesmo ser impeditivo do bom…

As regras da sua instituição permitem um eficaz reconhecimento e uma adequada compensação do mérito das pessoas que lá trabalham?

A discussão sobre as virtuosidades e constrangimentos do procedimento de avaliação na Administração Pública está para durar mas o objectivo é sempre esse.

Quais são os maiores constrangimentos à concretização das ideias que considera serem as mais eficazes para a obtenção dos melhores resultados?

As circunstâncias, os meios disponíveis e a consonância de vontades são elementos fundamentais no encontrar das melhores soluções.

Qual a importância da família para o seu desempenho profissional?

A minha família é o meu porto de abrigo. E diz-me coisas que mais ninguém me diz.

Está satisfeito, ou conformado, com a política económica do Governo?

Os resultados – mesmo em pandemia – falam por si. António Costa apoiou as famílias e as empresas e relança agora a economia (por exemplo, os valores de desemprego são muito mais baixos que o previsto, o que é um bom sinal). Espero que continue depois do percalço causado com o chumbo do Orçamento de Estado….

“A família é o porto de abrigo e diz-me coisas que mais ninguém me diz”

Mais Notícias

    A carregar...