uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Ainda existem muitas pessoas que procuram um emprego e não uma profissão”
Isabel Leão Proprietária da ERA Santarém

“Ainda existem muitas pessoas que procuram um emprego e não uma profissão”

Para a escolha das pessoas que constituem a minha equipa, o mais importante é o carácter de cada um, bem como a seriedade, a vontade de trabalhar e ser honesto.

O que descobriu sobre si própria ao longo do tempo que exerce o seu cargo?

Aprendi a ter calma e concentração especialmente nos momentos mais críticos.

O que a motivava quando iniciou e o que a motiva actualmente?

Em primeiro lugar, o gosto pelo contacto com o público e o desafio de todos os dias falar com pessoas diferentes e resolver situações distintas. Em segundo lugar, é sentir que quanto mais nos dedicamos aos clientes mais e melhor os conseguimos ajudar. Sendo bastante motivador perceber que os nossos clientes nos recomendam aos seus familiares e amigos.

Como escolheu fazer o que faz?

A oportunidade surgiu através de um convite de uma pessoa próxima. Acabei por me identificar com este trabalho e, naturalmente, continuei e não tenho intenções de fazer outra coisa na vida.

Os seus conhecimentos académicos foram determinantes?

Acredito que todos os nossos conhecimentos académicos são importantes e decisivos para a nossa vida futura. Nesta actividade estamos em constante formação e aprendizagem, de formar a mantermo-nos sempre actualizados. Neste sentido, a ERA oferece formação avançada em mediação imobiliária e também noutras áreas de relevo para a actividade.

O que mais conta para a escolha da sua equipa mais próxima?

Para a escolha das pessoas que constituem a minha equipa, o mais importante é o carácter de cada um, bem como a seriedade, a vontade de trabalhar e ser honesto pois o nosso trabalho é, sobretudo, lidar com pessoas. E trabalhamos muito. A minha equipa é constituída por pessoas que ambicionam mais do que um ordenado fixo no final do mês, que querem realizar sonhos e ter oportunidade de os concretizar. Estamos sempre a precisar de pessoas com estas características e qualidades na nossa equipa.

Quem recruta os seus colaboradores? Tem sido fácil fazer esse recrutamento?

O recrutamento na minha empresa é feito actualmente pelos directores comerciais. O desafio é fazer com que os candidatos acreditem que conseguem mais do que estão habituados. Ainda existem muitas pessoas que procuram um emprego e não uma profissão. Queremos que as pessoas se desafiem e arrisquem pois, garantidamente, terão sucesso e resultados.

Quais são os maiores constrangimentos à sua actividade?

Burocracia.

Quanto tempo dedica ao que faz? Consegue desligar-se por completo alguma vez?

Esta empresa é a minha filha mais velha, por isso, é só preciso fazermos as contas ao tempo que dedicamos aos nossos filhos. No entanto, é importante ter um equilíbrio saudável entre vida profissional e vida pessoal, algo que a ERA me proporciona e que muito valorizo.

Que importância dá ao associativismo empresarial?

O associativismo é muito útil e importante em todas as actividades da nossa economia pois contribui para o crescimento das empresas ao mesmo tempo que aproxima as pessoas que sentem as mesmas dores e que têm as mesmas necessidades. O conjunto tem sempre mais força do que o individualismo.

O que pode acrescentar sobre prestígio e liderança com base na sua experiência?

Um líder é aquele que consegue colocar as pessoas a fazerem o que é necessário e mantê-las motivadas para isso. É ele que cria as linhas orientadoras para que a sua equipa atinja os objectivos e resultados propostos. Para além disso, um líder é o pilar da estrutura que detém a capacidade de direccionar a sua organização ao mesmo tempo que caminha lado a lado com a sua equipa.

Como descreve, em poucas palavras, a sua organização?

A ERA Santarém é uma empresa de mediação imobiliária que tem como objectivo prestar um serviço na compra e venda de imóveis, mas é muito mais do que isso porque, com dedicação, princípios e seriedade conseguimos ajudar os clientes a realizar os seus sonhos. A compra de um imóvel, quer seja para habitação ou para outra finalidade, é o negócio mais importante e valioso que fazemos na vida e que implica também uma grande ansiedade e preocupação por parte dos clientes.

“Ainda existem muitas pessoas que procuram um emprego e não uma profissão”

Mais Notícias

    A carregar...