uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Mais importante que o currículo são os valores da família”
Joaquim Catalão Presidente da Junta de Freguesia de Almeirim

“Mais importante que o currículo são os valores da família”

Os maiores constrangimentos da minha actividade prendem-se com questões de ordem orçamental, nomeadamente, resultantes das limitações que a legislação coloca na contratação pública, o que muitas vezes torna difícil a aquisição de equipamentos e serviços necessários à prossecução dos nossos fins.

O que descobriu sobre si próprio e que desconhecia ao longo do tempo que tem exercido o seu cargo?

Não será propriamente algo que desconhecia sobre mim próprio, mas é algo que tenho vindo a sentir cada vez mais, que é o enorme amor a Almeirim e às suas gentes! O facto de sentir prazer em resolver os mais variados problemas que as pessoas diariamente nos apresentam. O facto de poder fazer a diferença e contribuir com o meu trabalho para uma freguesia mais desenvolvida, tanto económica como socialmente.

Como escolheu fazer o que faz?

A junta de freguesia aparece na minha vida a convite do meu amigo Joaquim Sampaio em 1993. Fiz parte do seu executivo durante cinco mandatos e, naturalmente, em 2013, a convite do Partido Socialista, fui cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de Almeirim e desde então sou presidente da Junta de Freguesia de Almeirim.

Os seus conhecimentos académicos foram determinantes para o exercício do seu cargo?

Sou licenciado em Gestão de Recursos Humanos e é claro que esse facto me tem ajudado na minha carreira, mas o importante, para além das habilitações académicas, é o nosso berço, a nossa família, são eles que nos transmitem os valores fundamentais para a vida.

Quais são os maiores constrangimentos à sua actividade e porquê?

Os maiores constrangimentos prendem-se com questões de ordem orçamental, nomeadamente, resultantes das limitações que a legislação coloca na contratação pública, o que muitas vezes torna difícil a aquisição de equipamentos e serviços necessários à prossecução dos nossos fins.

Quanto tempo dedica ao que faz? Consegue desligar-se por completo alguma vez?

Costumo dizer que um presidente de junta de freguesia está 24 horas ao serviço. E isso é o que acontece comigo pelo que dificilmente consigo desligar-me por completo das minhas funções.

Qual a importância da família para o seu desempenho profissional?

A minha família é a base da minha estabilidade emocional e por isso ocupa um lugar fundamental na minha vida e como consequência no desempenho no cargo que ocupo.

Está satisfeito, ou conformado, com a política económica do Governo?

Portugal enfrenta uma grave recessão económica e social devido à pandemia da Covid 19. Perante este cenário grave o Governo interveio com medidas de apoio económico e social que permitiram ao país ser mais resiliente e poder encarar esta fase de retoma da actividade económica com força e muita dinâmica.

Como descreve a importância da junta de freguesia?

Sendo o órgão autárquico com maior proximidade à população de Almeirim, a prossecução dos interesses dos nossos fregueses é sempre executada com uma enorme preocupação e uma grande sensibilidade, tanto na resolução dos problemas diários, que nos são colocados, como na preservação de locais e equipamentos que fazem parte do dia-a-dia da população e cuja manutenção é da competência da junta de freguesia, designadamente, o cemitério, o crematório, as zonas verdes, entre outros.

“Mais importante que o currículo são os valores da família”

Mais Notícias

    A carregar...