uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Nunca desisti de encontrar soluções e encarei sempre as adversidades como um desafio”
Paul van der Salm Proprietário da Salm Portugal

“Nunca desisti de encontrar soluções e encarei sempre as adversidades como um desafio”

O meu percurso pode resumir-se como uma edificação viva de sucesso. Com vicissitudes, mas com resiliência. Sem nunca desistir de acreditar que conseguiria encontrar soluções e procurando sempre olhar para as adversidades como um desafio.

A Salm é uma empresa que todos os dias celebra o casamento entre o trabalho do Homem e da Natureza. Consideramos um privilégio participar nessa simbiose. Desde a preparação das estacas passando pela produção até às exportações do produto final. Somos ainda recompensados com o sucesso dos resultados e o cumprimento dos objectivos a que nos propomos. Sabemos que o processo que iniciamos nas nossas explorações não se extingue no momento da venda. Tem continuidade quando passa a integrar outro cenário e fica ao cuidado de cada uma das famílias que escolheu as nossas plantas.

Creio que no decorrer dos anos me aprimorei no processo de selecção da pessoa certa para cada função. Isso permite libertar-me para investir permanentemente em soluções inovadoras - quer sejam elas do espectro meramente operacional, envolvendo os procedimentos mais simples, quer se enquadrem num âmbito mais ambicioso do ponto de vista tecnológico.

Cresci num sítio em que as explorações de flores faziam parte da paisagem. Interessei-me pela escala. De como tudo começa pequeno e como com os ingredientes certos é possível superar as expectativas. Não tinha tradição familiar no ramo agrícola. A oportunidade não surgiu espontaneamente. Foi criada. O meu percurso pode resumir-se como uma edificação viva de sucesso. Com vicissitudes, mas com resiliência. Sem nunca desistir de acreditar que conseguiria encontrar soluções e procurando sempre olhar para as adversidades como um desafio.

Na selecção dos colaboradores há toda uma componente intuitiva, que assenta na experiência, que depois tem que ser levada à prática para ser comprovada, o que normalmente acontece. A Salm Portugal conta com o saber e ‘’Green Fingers’’ do Robert Vijftigschild que se mudou da Holanda para Portugal com sua esposa, em Setembro de 2015, e é o responsável por toda a parte de produção, o que chamamos em holandês de ‘’Teelt’’ .

Também contamos com o conhecimento do Paulo Reis que desde 2005 iniciou a sua carreira no mundo das flores e plantas e que também se mudou da Holanda para Portugal em Fevereiro de 2018 com a sua família e tem a seu cargo toda a parte operacional. A função dos dois juntos é fazer com que o plano seja concretizado, com precisão, de forma integrada garantindo o recurso certo no lugar específico ao longo de todo o processo desde a produção até à expedição.

“O Robert é uma excelente pessoa e um excelente profissional com mais de 32 anos de experiência na produção de flores e plantas e orgulho-me de poder dar continuidade ao que ele iniciou em 2015. Buscamos sempre a melhoria das nossas operações e resultados no dia-a-dia e a cada ano e posso dizer que, juntos e com o apoio de todos os colaboradores, a Salm Portugal tem feito grandes avanços.

O recrutamento acontece praticamente o ano todo, seja por indicação de algumas agências locais de trabalho temporário com quem temos parceria, seja por indicação de familiares e colegas de trabalho tanto de Portugal quanto da Holanda. Felizmente não temos tido dificuldades em compor o nosso quadro de funcionários.

Desde que desbloqueei tudo o que precisa da minha intervenção directa consigo libertar-me da empresa para me dedicar noutras frentes, como a família. Nada fica por resolver ou comprometido.

A família tem a maior importância no meu desempenho profissional. Todos, cada um à sua maneira, contribuem para o sucesso da empresa - tenho três filhos envolvidos em áreas diferentes e conto com o apoio da minha mulher.

“Nunca desisti de encontrar soluções e encarei sempre as adversidades como um desafio”

Mais Notícias

    A carregar...