uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“O IPSantarém está num ponto de viragem e de afirmação na região e a nível nacional e internacional”
João Moutão Presidente do Instituto Politécnico de Santarém

“O IPSantarém está num ponto de viragem e de afirmação na região e a nível nacional e internacional”

Se se reduzir o que pagamos de impostos e aumentarem os salários tenho a certeza que o poder de compra da população irá aumentar e isso seria bom para a economia do país.

O que conta na escolha da sua equipa mais próxima?

O que conta numa equipa é a complementaridade de perfis de quem a compõe. É bom termos sempre quem discorde de nós e complemente a equipa com visões inovadoras. Neste momento tenho o privilégio de poder contar com uma vasta equipa de administração de elevada competência.

Quem recruta os seus trabalhadores? Tem sido fácil fazer esse recrutamento?

Somos uma instituição pública e fazemos recrutamento por concursos públicos. Procuramos sempre atrair o talento e as maiores dificuldades são o sub-financiamento que existe nas instituições de ensino superior.

O que descobriu sobre si próprio e que desconhecia ao longo do tempo que tem exercido o seu cargo?

Considero ter um conhecimento profundo sobre mim próprio, não houve propriamente nada que descobrisse sobre mim neste tempo.

O que o motivava quando iniciou e o que o motiva actualmente?

Gosto de desafios e quanto mais impossíveis parecerem melhor. Estar à frente do IPSantarém neste momento é um grande desafio considerando que a instituição está num ponto de viragem e de afirmação na região e a nível nacional e internacional.

Como escolheu fazer o que faz?

O conhecimento é algo que me atrai. Gosto de aprender coisas novas. A melhor forma de aprender é a de ser professor, profissão que tenho.

Os seus conhecimentos académicos foram determinantes para ter sucesso até que ponto?

Em parte sim, porque quando se tira uma formação de ensino superior existe um conjunto muito vasto de conhecimentos que têm uma aplicação a vários campos de acção.

O que pode acrescentar sobre prestígio e liderança com base na sua experiência?

O prestígio e a liderança são, como tudo na vida, circunstanciais. O importante é estarmos em equilíbrio connosco próprios e vivermos uma vida equilibrada junto dos que mais amamos.

Quanto tempo dedica ao que faz? Consegue desligar-se por completo alguma vez?

O cargo que desempenho é um trabalho em permanência. A qualquer hora do dia (e muitas vezes já bem de noite) podem surgir assuntos de grande responsabilidade que têm de ser resolvidos. Em todo o caso, o fim-de-semana, regra geral, é reservado à família e a recuperar as energias.

Qual a importância da família para o seu desempenho profissional?

Faz algum sentido pensar em desempenho profissional se a nossa família não estiver bem? Primeiro a família depois o trabalho.

Está satisfeito, ou conformado, com a política económica do Governo?

Há sempre aspectos onde é possível melhorar. Do meu ponto de vista devíamos persistir numa política de apoio à criação de riqueza e da sua re-distribuição justa pela população. Se se reduzir o que pagamos de impostos e aumentarem os salários tenho a certeza que o poder de compra da população irá aumentar e isso seria bom para a economia do país.

O que mudou na IPSantarém com a pandemia?

Tivemos de realizar toda a nossa actividade através do teletrabalho e do ensino à distância. Vamos manter o uso das tecnologias utilizadas para rentabilizar o tempo de trabalho e para apoio ao processo de ensino.

O que não lhe perguntamos que gostaria de responder?

Como vejo o ensino superior na região de Santarém no futuro? Vejo com uma maior cooperação entre as duas instituições de ensino superior Politécnico do distrito, o IPSantarém e o IPTomar, para resposta ás necessidades dos territórios do médio Tejo, da Lezíria e do Oeste com forte interligação ao sector empresarial e às estratégias de especialização locais.

Como descreve, em poucas palavras, o Instituto Politécnico de Santarém?

É uma instituição singular que incorpora a identidade ribatejana da região de Santarém e que cumpre a sua missão de ensino, produção e transferência de conhecimento e de internacionalização com elevados padrões de exigência.

“O IPSantarém está num ponto de viragem e de afirmação na região e a nível nacional e internacional”

Mais Notícias

    A carregar...