uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“O recrutamento está cada vez mais difícil independentemente das funções ou experiência das pessoas”
João Ortigão Costa CEO da Sugal Group

“O recrutamento está cada vez mais difícil independentemente das funções ou experiência das pessoas”

A Sugal Group é uma empresa familiar com gestão profissional que pretende tornar-se mais eficiente e sustentável.

O que me motiva desde sempre e continua a motivar é acreditar que se pode sempre fazer mais e melhor. Por mais que já tenhamos alcançado (independentemente de ser muito ou pouco) é sempre possível dar mais um passo, chegar mais longe.

A Sugal está na minha família desde a fundação – foram o meu pai e o meu avô que a criaram. Em 1997 foi-me pedido que iniciasse este meu percurso na empresa e que me dedicasse à sua gestão. Não foi uma inclinação imediata, mas à medida que o tempo passou e que o negócio foi crescendo (a Sugal multiplicou por 20 vezes desde então), esta missão que me pediram foi-se tornando cada vez mais uma paixão.

A minha formação académica inicial e os complementos que fui fazendo ao longo da vida foram muito relevantes – ajudam a gerir e melhorar as decisões que tomam no dia-a-dia. Mas não foram as formações académicas que me ensinaram a arriscar e a investir.

Na escola de pessoas para trabalhar comigo o currículo e a experiência são o mais relevante, a par da confiança que tenho de ter nelas. Não tenho familiares a trabalhar na empresa, no dia-a-dia e posso dizer que os meus braços-direitos são todos os mais de 600 trabalhadores (e os mais de dois mil o período da campanha do tomate) que cada dia trabalham para o futuro da Sugal.

O recrutamento está cada vez mais difícil em Portugal independentemente das funções ou experiência das pessoas. De todos, a situação que me preocupa mais são os perfis técnicos que cada vez existem menos e que são críticos para a operação da empresa.

A Sugal tem três grandes naturezas de constrangimentos. O primeiro é ambiental e está a afectar a nossa actividade de forma transversal com as alterações climáticas e o acesso à água a serem constrangimentos muito relevantes na cultura do tomate. Em segundo lugar, um outro de natureza de competitividade geral de Portugal, que continua a ser uma geografia mais penalizadora ao investimento e ao fomento das exportações que são os vértices do nosso negócio. Finalmente, no âmbito do comércio internacional, a inexistência de relações de tratamento recíproco limitam o nosso potencial porque nos colocam em desvantagem comercial.

A família é essencial para o meu desempenho. A minha mulher e os meus filhos, que me dão todo o apoio e que claramente foram os principais prejudicados pela minha dedicação à empresa e, por outro lado, a enorme importância que tiveram na minha formação, o meu avô e o meu pai com os quais aprendi a trabalhar, a arriscar e a investir, coisa que ainda hoje faço, com a família.

A Sugal é uma empresa agro-industrial que se dedica à transformação de tomate fresco, dedicada iminentemente à exportação e que no panorama internacional é uma pequena empresa a actuar num mercado altamente competitivo. Somos uma empresa familiar com gestão profissional e que pretende a cada dia tornar a sua operação mais eficiente e sustentável.

“O recrutamento está cada vez mais difícil independentemente das funções ou experiência das pessoas”

Mais Notícias

    A carregar...