uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Quando preciso de desligar a equipa permite-me esse pequeno luxo”
Maria Emília Santos Franquiada McDonald’s - Santarém

“Quando preciso de desligar a equipa permite-me esse pequeno luxo”

Passo uma semana de férias com os netos. São as melhores férias que poderia ter e que me permitem retemperar a energia para os desafios do ano inteiro.

Tinha o desejo de ter um negócio que me permitisse conciliar o empreendedorismo com a parceria de uma marca forte e encontrei neste desafio de ser franquiada da McDonald’s essa realização profissional.

Escolhi a McDonald’s pela elevada imagem e notoriedade de marca e pelo forte apoio que presta ao franquiado em todas as vertentes do negócio. Tem sido uma experiência muito gratificante e desafiante, quer pelo trabalho que tenho tido oportunidade de desenvolver com as equipas dos meus restaurantes, quer pelo crescimento e desenvolvimento do meu negócio.

Motivar e liderar equipas, fazer crescer um projecto de forma bem-sucedida são características essenciais que devemos ter. Para além disso, devemos ser pessoas empreendedoras e inovadoras. Estas são características que acreditava ter quando iniciei o projecto de ser franquiada da McDonald’s há 24 anos e que tenho vindo a sedimentar ao longo destes anos.

Para além da formação académica e de toda a minha experiência profissional anterior, que me deram ferramentas para iniciar o desafio de ser franquiada da McDonald’s, a marca presta a todos os franquiados formação prévia para além da formação contínua prestada durante toda a duração do contrato.

A formação inicial é teórico-prática e aborda todos os aspectos relacionados com o funcionamento e a gestão operacional e financeira de um restaurante. Inclui formação no restaurante e no Centro de Formação da McDonald’s Portugal. A Universidade do Hambúrguer (em Londres) é também uma das etapas de formação de todos os franquiados McDonald’s.

A McDonald’s é, para muitos, uma porta de entrada para o mercado de trabalho jovem e acesso ao primeiro emprego. Aqui encontram flexibilidade de horário que lhes permite conciliar, muitas vezes, a vida profissional com a académica. No entanto, para muitos, a McDonald’s é uma oportunidade de carreira.

Na minha equipa tenho pessoas que estão comigo há 24 anos. Que foram progredindo dentro da estrutura da organização e hoje assumem funções de gestão e coordenação e são fundamentais no trabalho de gestão dos meus restaurantes.

No recrutamento, para além de avaliarmos o perfil das competências técnicas para a função a que se candidata, avaliamos ainda competências de natureza comportamental – a capacidade para trabalhar em equipa, o respeito pelos outros, tanto pelos colegas de trabalho como pelos clientes, e o cumprimento de regras, o espírito de iniciativa e de pro-actividade. Avaliamos ainda a identificação com a marca e a orientação para o cliente.

Tenho uma enorme confiança na equipa que me acompanha pelo que nos momentos em que preciso mesmo de desligar a minha equipa permite-me esse pequeno luxo. De há uns anos a esta parte passo uma semana de férias com os netos. São as melhores férias que poderia ter e que me permitem retemperar a energia para os desafios do ano inteiro.

A família tem sido, desde o início, o meu maior apoio e é com enorme orgulho que vi uma das minhas filhas, após uma carreira de sucesso, decidir apostar na sua candidatura a franquiada da McDonald’s e é, desde 2020, franquiada da McDonald’s tendo actualmente a gestão dos restaurantes do Carregado e do Porto Alto.

“Quando preciso de desligar a equipa permite-me esse pequeno luxo”

Mais Notícias

    A carregar...