uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Tive de lutar para me afirmar num mercado de trabalho masculino”
Paula Borrego Administradora da Borrego Leonor e Irmão

“Tive de lutar para me afirmar num mercado de trabalho masculino”

São essenciais as relações de lealdade e honestidade entre todos os actores. Uma boa dose de tolerância e capacidade de encaixar situações desagradáveis também ajuda.

Como escolheu fazer o que faz?

O curso de Economia foi escolhido por mim, assim como ir trabalhar para a empresa. Comecei muito jovem a trabalhar na empresa durante as minhas férias escolares e sempre gostei muito. Assumi posteriormente a direcção financeira e com a reforma do meu pai, em 2011, comecei a liderar a empresa. Desde essa altura multiplicámos por cinco o nosso volume de vendas anual.

Os seus conhecimentos académicos foram determinantes?

Os conhecimentos académicos são sempre uma excelente ferramenta, mas temos sempre de continuar a aprender. O curso deu-me as bases teóricas e uma visão geral do mundo. Não forneceu as “soft-skills” para lidar e negociar com pessoas, o que aprendi a pouco e pouco. Incentivo os meus funcionários que não tenham formação académica a continuar os estudos pois todos temos a ganhar com uma melhor formação.

O que a motivava quando iniciou e o que a motiva actualmente?

Quando iniciei a minha função tive de lutar para me afirmar num mercado de homens. Actualmente tenho de continuar a superar-me para manter a liderança.

O que descobriu sobre si própria e que desconhecia ao longo do tempo que tem exercido o seu cargo?

A capacidade de conseguir ultrapassar obstáculos.

Na escolha da sua equipa mais próxima o currículo e experiência contam mais que a amizade ou laços familiares?

Os meus braços-direitos vieram para cá trabalhar numa categoria inferior e foram evoluindo até atingir a posição que têm actualmente. Gosto de trabalhar com pessoas interessadas, com conhecimento, e pro-activas.

Tem sido fácil recrutar colaboradores?

Sendo um sector muito específico nem sempre é fácil fazer recrutamento. Neste sector são exigidas muitas qualificações e uma boa experiência prática. Uma boa parte dos meus funcionários são licenciados, contudo a maior dificuldade que sinto é recrutar pessoas para os trabalhos menos qualificados como por exemplo, armazém.

Quais são os maiores constrangimentos à actividade da sua empresa?

Trabalhamos num sector com muita legislação, nem sempre de fácil compreensão e aplicação.

Quanto tempo dedica ao que faz? Consegue desligar-se por completo alguma vez?

Mesmo estando de férias é-me muito difícil desligar completamente. São muitas responsabilidades e muitas preocupações para que tudo corra bem.

Qual a importância da família para o seu desempenho profissional?

A família tem sido muito importante, principalmente o meu marido, pois sem o seu apoio possivelmente não conseguiria atingir o que atingi.

O que pode acrescentar sobre prestígio e liderança com base na sua experiência?

São essenciais as relações de lealdade e honestidade entre todos os actores. Uma boa dose de tolerância e capacidade de encaixar situações desagradáveis também ajuda.

Como descreve a sua organização de uma forma sucinta?

É uma empresa líder no mercado português com uma equipa técnica de excelência, sem ruptura de stocks e logística eficiente aos melhores preços.

“Tive de lutar para me afirmar num mercado de trabalho masculino”

Mais Notícias

    A carregar...