uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Água e esgotos estão a chegar a antigas urbanizações clandestinas de Alverca

Ambição antiga dos moradores do Casal do Cabreiro e do Casal da Carcaça vai finalmente permitir a criação de uma rede de água e saneamento básico e o asfaltamento das vias. É um investimento de meio milhão de euros.

Arrancaram neste mês de Novembro as obras de requalificação dos bairros Casal do Cabreiro e Casal da Carcaça, no alto de Arcena, Alverca, representando um investimento municipal de 517 mil euros. As obras vão durar até Maio do próximo ano e consistem na pavimentação de arruamentos e criação de passeios, bem como a instalação, há muito desejada pelos moradores, das redes de abastecimento de água, saneamento e drenagem de águas pluviais.

As más condições do bairro duram há mais de quarenta anos. As estradas são esburacadas e de terra, não há passeios e as duas dezenas de habitações continuam sem ter ligação a uma rede de esgotos. O espaço era uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI), com casas construídas ilegalmente em finais das décadas de 70 e 80 mas que foi entretanto legalizada.

Os proprietários dos lotes pagaram entre 11 e 14 mil euros cada um a título de cedências ao domínio público e já receberam os alvarás das habitações. Só no Casal Cabreiro foram cedidos 1.894 metros quadrados para arruamentos e passeios. Mas quem ali vive lamentava que passados três anos desde a finalização do processo de legalização pouco ou nada tivesse sido feito pelo município de Vila Franca de Xira para concluir os trabalhos, que agora avançam.

Durante décadas os esgotos correram para o rio e a água era retirada de um furo comunitário que abastecia 35 famílias. Com a chegada do vizinho aterro sanitário de Mato da Cruz, em 1996, as águas subterrâneas do furo ficaram inquinadas e o município foi obrigado a realizar uma ligação à rede pública para que os moradores não ficassem sem água. Os residentes acabaram por ser obrigados a construir fossas cépticas em cada uma das habitações para acabarem com as descargas ilegais nas ribeiras.

Mais Notícias

    A carregar...