uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Cães resgatados por maus tratos em Castanheira do Ribatejo

Intervenção da GNR e da câmara municipal encaminhou os animais para o Centro de Recolha Oficial de Vila Franca de Xira. Município está a preparar um regulamento de protecção e saúde animal.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através da Divisão de Alimentação e Veterinária (DAV), num trabalho conjunto com a Brigada Territorial da GNR da Castanheira do Ribatejo, procedeu ao resgate de 19 cães, dos quais 13 são fêmeas, 4 machos e 2 cachorros. O resgate surgiu após uma denúncia de suspeita de maus-tratos na freguesia da Castanheira do Ribatejo.

Confirmada a situação, ficou comprovada a existência de elevados riscos de higiene e de saúde, assim como falta de segurança e graves problemas que colocavam em causa o bem-estar dos animais, bem como a protecção do meio ambiente. Após a retirada dos animais, os mesmos foram realojados no CRO – Centro de Recolha Oficial de Vila Franca de Xira. O processo seguirá agora os tramites legais junto do Tribunal de Vila Franca de Xira.

Recorde-se que, recentemente, oito dezenas de cães que sofriam de maus tratos e se encontravam sub-nutridos e em situações de risco em dois canis ilegais situados na Póvoa de Santa Iria e Vialonga foram recolhidos pelos serviços do município. A Divisão de Alimentação e Veterinária foi alertada por vários moradores das duas localidades para a existência de canis ilegais onde os animais se encontravam amontoados e com deficientes condições de salubridade e bem-estar.

VFX prepara regulamento

Acompanhar as boas práticas e atribuir maiores competências ao município no que toca à gestão do bem-estar animal, controlo de zoonoses e de populações de animais errantes, como gatos, cães ou pombos no seu território, são alguns dos objectivos do novo regulamento administrativo municipal de protecção e saúde animal de Vila Franca de Xira.

É um documento que vai ser promovido pela Câmara de Vila Franca de Xira e o início do procedimento administrativo foi aprovado por unanimidade na última reunião do executivo, dando também dez dias para que os cidadãos que queiram apresentar contributos para a elaboração do documento o possam fazer através de correio electrónico para a divisão municipal de alimentação veterinária pelo endereço veterinario.municipal@cm-vfxira.pt.

A proposta de criação do regulamento explica que os animais de companhia são importantes para o bem-estar físico e psíquico mas que uma população animal não controlada comporta riscos para toda comunidade. Por isso, a câmara quer regular através do novo documento a proibição do abandono dos animais.

Mais Notícias

    A carregar...