uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Camiões estacionados incomodam moradores em São Domingos

Reclamações de residentes da Urbanização Encosta das Cortezas levaram a Câmara de Santarém a proibir estacionamento de veículos pesados na zona. Ruído e redução da visibilidade na origem das queixas.

O estacionamento de camiões junto à Urbanização Encosta das Cortezas, em São Domingos, Santarém, tem motivado reclamações dos moradores. Em causa está o ruído causado pelos camiões durante o aquecimento dos motores e sistemas de refrigeração, geralmente no período nocturno, e também a redução da visibilidade para quem pretende sair das garagens.

As queixas levaram o executivo da Câmara de Santarém a proibir recentemente o estacionamento em parte da Avenida Dr. Carlos Abreu e a proibir a paragem e o estacionamento, no sentido sul-norte da mesma avenida, a menos de 20 metros da rotunda da Urbanização Quinta das Cortezas.

Os serviços camarários que elaboraram a proposta reconhecem o incómodo provocado pelo ruído produzido pelos camiões, especialmente durante os fins-de-semana e período nocturno, e também o problema da saída das garagens causado pela redução da visibilidade imposta pelos estacionamento dos veículos e galeras de grandes dimensões.

A avenida em causa, que liga São Domingos à estrada da carreira de tiro, não possui qualquer sinalização restritiva o que a torna apetecível para o estacionamento de camiões, tendo em conta também que na zona não existe qualquer local para esse fim. Situação que “promove a procura destes lugares junto das zonas residenciais com os incómodos que são de prever”, lê-se na informação técnica.

Durante o debate do tema, na reunião de câmara de 2 de Novembro, o vereador Nuno Russo (PS), sugeriu a criação de um parque para camiões TIR em Santarém para dissuadir situações como a que estava em causa. O presidente da câmara, Ricardo Gonçalves (PSD), recordou que há cerca de uma década foi pensada a criação de zonas de estacionamento para camiões no CNEMA e na zona industrial, mas os projectos acabaram por não avançar.

Mais Notícias

    A carregar...