uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Equipas do Hospital de VFX são tão reduzidas que os serviços estão sempre nos mínimos”
Profissionais do Hospital de Vila Franca de Xira juntaram-se à porta em protesto na manhã de sexta-feira, 12 de Novembro

“Equipas do Hospital de VFX são tão reduzidas que os serviços estão sempre nos mínimos”

Profissionais do Hospital de Vila Franca de Xira fizeram greve reclamando melhores condições de trabalho. Dirigente sindical diz que a unidade de saúde funciona permanentemente em serviços mínimos por falta de pessoal e apela a recrutamentos urgentes. Trabalhadores dizem que o ambiente é semelhante a uma panela de pressão.

Desde que a nova administração do Hospital de Vila Franca de Xira começou a gerir a unidade que o ambiente laboral é semelhante a uma “panela de pressão”, com gente a trabalhar para lá do seu horário sem ser pago por isso. As carreiras não são valorizadas e o banco de horas não corresponde às necessidades e direitos dos trabalhadores, dizem os profissionais de saúde daquele hospital que fizeram ouvir a sua voz na greve que realizaram na manhã de 12 de Novembro, reclamando por mais condições de trabalho, valorização das carreiras e uma melhoria da gestão liderada por Carlos Andrade Costa.

Segundo a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, a greve teve boa expressão na unidade hospitalar e participaram auxiliares, assistentes técnicos, técnicos superiores de diagnóstico e até alguns médicos, enfermeiros e farmacêuticos.

“Nem podemos dizer que houve serviços mínimos porque neste hospital as equipas são tão reduzidas que os serviços estão sempre nos mínimos”, lamenta a O MIRANTE Elson Oliveira, dirigente sindical que aderiu ao protesto. Quem ali trabalha quer a valorização do Serviço Nacional de Saúde e a implementação das 35 horas semanais que, segundo Elson Oliveira, “é praticado noutros hospitais mas não em Vila Franca de Xira”.

Outros trabalhadores queixam-se de terem sido pressionados pelas chefias, na véspera, para não aderirem ao protesto. “As pessoas ainda vão tendo alguma qualidade nos serviços graças ao esforço dos profissionais. Temos muita gente a fazer horas a mais que não são pagas. O número de auxiliares de acção médica é claramente insuficiente. Já apelámos à administração mas dizem-nos que não têm disponibilidade para reforçar o quadro”, lamenta Elson Oliveira.

É urgente, diz o sindicato, rever o acordo colectivo e as carreiras de quem trabalha no hospital. Já há luz verde da tutela para isso mas o processo ainda não avançou. “Quando um conselho de administração diz que não é importante termos trabalhadores satisfeitos neste hospital isso é sinal que a qualidade prestada ao utente também não é importante. E isso reflecte-se nas pessoas. São sempre os utentes os prejudicados. E não podemos pactuar com isso”, critica o sindicalista.

O MIRANTE contactou a administração do Hospital de Vila Franca de Xira para obter uma reacção a algumas destas queixas mas não obteve qualquer resposta até ao fecho desta edição.

“Equipas do Hospital de VFX são tão reduzidas que os serviços estão sempre nos mínimos”

Mais Notícias

    A carregar...