uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Concerto de Natal junta associações de Santarém e Entroncamento

“Oratório de Noel” é uma peça musical que vai juntar o Conservatório de Música de Santarém e a Associação Concórdia Música do Entroncamento num duplo concerto de Natal que se vai realizar nas duas cidades.

O Conservatório de Música de Santarém e a Associação Concórdia Música do Entroncamento vão unir-se para realizar um duplo concerto de Natal nas duas cidades. “Oratório de Noel”, de Camille Saint-Saëns, é o nome da peça musical estreada em 1858 na Igreja de la Madeleine, em Paris, e que vai ser exibida no Cine-Teatro S. João, no Entroncamento, a 18 de Dezembro, e na Sé Catedral de Santarém, no dia 19.

A instrumentação da peça não tem sopros; é realizada com cordas, harpas e órgãos. Nos dois palcos vão estar cerca de 70 pessoas que se dividem em elementos de orquestra, solistas e coro. O concerto tem a duração de cerca de 45 minutos e é encerrado com três canções de Natal habitualmente tocadas nesta quadra festiva.

Beatriz Martinho, presidente do Conservatório de Música de Santarém, confessa a O MIRANTE estar entusiasmada com a realização do concerto porque vão juntar-se professores e alunos para proporcionar duas noites “mágicas” onde as palavras “amor e afectos” vão estar sempre presentes. “A missão deste conservatório, assim como da Concórdia, é produzir arte e transmiti-la para a região ribatejana apostando sempre na qualidade”, sublinha. Fernando Nestor, presidente da Concórdia Música, também enaltece a importância da parceria com o conservatório, estabelecida há dois anos, na medida em que promove a música erudita em toda a região, afirmando, no entanto, que os jovens que entram para as duas associações têm uma educação musical que é transversal aos vários estilos de música.

A direcção musical da peça “Oratório de Noel” está a cargo de Pedro Correia, professor nas duas instituições. O maestro convida as pessoas a assistirem a um espectáculo baseado numa “obra bonita, suave e muito agradável de se ouvir devido à sua escrita em si e também devido ao ambiente natalício”.

Mais Notícias

    A carregar...