uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Duas dezenas de Pais Natal animam ruas da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa
Cerca de duas dezenas de sócios do Póvoa de Santa Iria Vespa Clube participaram num desfile de motas vestidos de Pais Natal

Duas dezenas de Pais Natal animam ruas da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa

Póvoa de Santa Iria Vespa Clube protagonizou um desfile de mota que assinala a época natalícia e levou boa disposição aos habitantes das duas localidades. O MIRANTE acompanhou parte da iniciativa e falou com alguns elementos da associação que tem menos de dois anos de vida.

O Póvoa de Santa Iria Vespa Clube, em parceria com a União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, organizou um desfile de Pais Natal que animou as ruas das duas localidades durante o último domingo, 12 de Dezembro. Por volta das 10h00 já se escutava o barulho das motas conduzidas por cerca de duas dezenas de pessoas. Ao longo do percurso várias dezenas de pessoas apareceram à janela das suas casas para acenar e cumprimentar os motociclistas. O ponto de partida do desfile foi nas actuais instalações da união de freguesias, onde O MIRANTE esteve à conversa com alguns dos protagonistas da iniciativa.

José Fernandes, 46 anos, faz parte do Vespa Clube há pouco mais de um ano e diz que raramente falha uma iniciativa promovida pela associação. Natural da Póvoa, diz que sempre fez parte do associativismo local e que encontrou neste grupo um sentido de camaradagem muito próprio que o faz sentir-se em casa. Também por essa razão aproveitou a oportunidade e levou na mota consigo a filha Diana que, aos oito anos, acompanha o pai sempre que pode. Vestiu-se a preceito e ninguém ficou indiferente, durante toda a manhã, ao facto de ser a única Mãe Natal no evento. Diana Fernandes, de olhar meigo e sorriso contagiante, não hesitou, quando questionada pelo nosso jornal, em afirmar que o Pai Natal existe e que esteve com ele a beber um copo de leite na noite de Natal do ano passado.

O entusiasmo do presidente e fundador do Póvoa de Santa Iria Vespa Clube, Carlos Pereira, ao ouvir a história de Diana fez com que partilhasse com o repórter a ambição de, para o ano, ter mais jovens a participar no desfile porque “é de sangue novo que as associações precisam para garantir o seu futuro”. O dirigente refere que a iniciativa o faz recordar a sua infância e a alegria que sentia nos momentos que passava com a família. “Num tempo tão difícil como o que estamos a viver ainda é mais importante trabalhar para fazer sorrir as crianças e trazer alegria à vida das pessoas”, sublinhou.

João Lopes, 66 anos, faz parte do executivo da união de freguesias e vinca a importância da autarquia se envolver com o tecido associativo da terra. Considera que os eventos públicos devem ser retomados com precaução acrescentando que é preciso realizá-los para transmitir uma mensagem de confiança e segurança às pessoas.

O Vespa Clube foi fundado em 2020, cerca de um mês antes do início da pandemia. Embora os eventos tenham sido quase sempre cancelados, a associação tem conseguido mobilizar pessoas e actualmente conta com mais de meia centena de sócios com as quotas em dia. O grande objectivo para 2022 é conseguirem encontrar um espaço com as instalações adequadas para continuar a fazer crescer o Póvoa de Santa Iria Vespa Clube.

Carlos Pereira assume que foi um risco fundar uma associação em tempo de pandemia, mas explica que a sua postura na vida é a de olhar para as contrariedades como novas oportunidades que possibilitem fazer algo de diferente e que tenha impacto na sociedade.

Duas dezenas de Pais Natal animam ruas da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa

Mais Notícias

    A carregar...