uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Torneio internacional em Santarém prova que o xadrez continua na moda
Torneio Internacional de Xadrez, que homenageia Manuel Martinho Lopes, levou mais de sete dezenas de participantes a Santarém, incluindo estrangeiros foto DR

Torneio internacional em Santarém prova que o xadrez continua na moda

Open internacional homenageia Manuel Martinho Lopes, falecido a 18 de Janeiro de 2018, um jogador que impunha respeito e deixou carisma na modalidade no distrito de Santarém. Mais de uma dezena dos jogadores presentes no torneio pertencem a associações do concelho.

O 2º Open Internacional de Xadrez Manuel Martinho Lopes decorreu na tarde de quarta-feira, 8 de Dezembro, numa sala anexa ao Convento de São Francisco, em Santarém. No evento participaram mais de 70 xadrezistas e jogadores filiados na Federação Portuguesa de Xadrez, nas categorias de Sub 8, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18, Sub 20, femininos, seniores e veteranos. A organização do evento ficou a cargo do Grupo de Futebol dos Empregados no Comércio (GFEC) “Caixeiros”.

O tiro de partida para as sessões aconteceu às 10h30. Ao longo de cerca de oito horas mais de uma centena de pessoas, sobretudo jogadores e familiares, estiveram no Convento de São Francisco para participar num torneio que ficou marcado pela presença de muitos jovens e alguns atletas internacionais, vindos de países como Austrália, Índia, República Checa e Ucrânia.

Dos 73 participantes, 11 integravam as duas equipas em representação do concelho de Santarém, o Vitória Clube de Santarém (VCS) e o GFEC “Caixeiros”. António Vinagre, Jaime Bernardo, Bruno Ferreira, Valentina Isacenco, André Pinote (VCS), e José Braz, José Gomes, Duarte Faria, António dos Santos, Hugo Montez, Wilson Martins e Carlos Vedor (GFEC) compuseram a comitiva escalabitana.

Os três primeiros lugares da classificação geral foram para jogadores do Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro (Rui de Almeida, Hugo Ferreira e Viraj Tamhankar). No GFEC destacaram-se Hugo Montez, que recebeu medalha de terceiro classificado e de melhor jogador sub 16 do concelho, e José Gomes que recebeu a medalha de segundo classificado nos Veteranos +50.

A cerimónia de entrega dos prémios contou com a presença da vereadora da Câmara de Santarém, Inês Barroso (PSD), do executivo da União de Freguesias da Cidade de Santarém e da Federação Portuguesa de Xadrez.

A arbitragem ficou a cargo do internacional Carlos Ferreira e as directoras da prova foram Sandra Martinho Lopes e Helena Martinho Lopes, filha e irmã de Manuel Martinho Lopes, respectivamente.

Manuel Martinho Lopes, falecido a 18 de Janeiro de 2018, era um jogador que impunha respeito e deixou carisma na modalidade no distrito de Santarém. O xadrezista competiu entre 1976 e 1993, ano em que se retirou do xadrez federado. Ao longo da carreira representou o GX de Santarém, GX Coruche, UD Santarém e Clube Riomaiorense.

Torneio internacional em Santarém prova que o xadrez continua na moda

Mais Notícias

    A carregar...