uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

300 milhões para melhorar sistema de abastecimento de água e saneamento na região Centro

Maior fatia do programa de financiamento POSEUR destina-se à protecção do ambiente e promoção da eficiência de recursos com 468 projectos aprovados. Transição energética, valorização dos resíduos e apoio às corporações de bombeiros também estão contemplados.

A região Centro é a segunda do país com maior volume de financiamento em sustentabilidade e eficiência no uso de recursos, com 559 milhões de euros atribuídos do fundo de coesão num investimento total de 881 milhões de euros. A informação foi dada por Helena Azevedo, responsável pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), numa sessão de esclarecimento que se realizou a 6 de Dezembro, no Convento de Cristo, em Tomar.

A gestora referiu que é no Centro que se localizam 37% do total dos 2.018 projectos aprovados pelo programa. A maior fatia destina-se à área da protecção do ambiente e da promoção da eficiência de recursos, com 468 projectos aprovados, num investimento total de 415 milhões de euros, ao qual está atribuído um fundo de coesão de 283 milhões. Destes 415 milhões de euros, 385 destinam-se ao ciclo urbano da água, num investimento total de 300 milhões de euros para a melhoria dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento e da qualidade das massas de água.

Helena Azevedo salientou que a região Centro também está a apostar na transição energética, a pensar na descarbonização, com 65 projectos que contam com um apoio de 113 milhões, que envolvem um investimento total de 250 milhões de euros. Os projectos relacionados com a adaptação às alterações climáticas e prevenção de riscos também estão em execução tendo sido aprovados 148 projectos num investimento total de 176 milhões, sendo que 136 milhões são financiados por fundos comunitários.

Helena Azevedo destacou ainda o apoio às associações humanitárias de bombeiros voluntários para novas infra-estruturas e aquisição de veículos operacionais e equipamentos de protecção individual sobretudo para as corporações mais afectadas pelos incêndios de 2017, como é o caso das do Médio Tejo.

Outros projectos visaram a instalação de sistemas de videovigilância para a detecção e alerta precoce de incêndios, a redução do risco de cheias e inundações nas zonas mais ameaçadas. Na área da valorização dos resíduos foram aprovados 56 projectos, com um investimento total de 68 milhões de euros, contribuindo para a deposição em aterro e aumento da reciclagem.

Com uma taxa de execução global do POSEUR de 60%, Helena Azevedo apelou ao contributo para se atingir o objectivo de 62% até ao final do ano lembrando que faltam dois anos para aplicar o resto da verba e concluir a execução física dos projectos. A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Centro, Isabel Damasceno, salientou a “clareza” e “transparência” da forma como o programa tem sido gerido.

Mais Notícias

    A carregar...