Estratégia “Diferenciar Coruche” para desenvolver turismo na região
Apresentação da nova estratégia para o turismo em Coruche decorreu a 9 de Dezembro no Observatório do Sobreiro e da Cortiça.
A Câmara Municipal de Coruche apresentou a nova estratégia para o desenvolvimento do turismo no concelho e na região do Ribatejo, que vai ser implementada entre 2021 e 2026. A apresentação decorreu no Observatório do Sobreiro e da Cortiça a 9 de Dezembro.
A estratégia parte do mote “Diferenciar Coruche” e tem como objectivo estabelecer parcerias entre as entidades públicas e privadas e com outros municípios para desenvolver o Ribatejo como produto turístico visando aumentar a afluência de turistas, dando destaque às actividades diferenciadoras em Coruche e no Ribatejo, como a gastronomia, a tradição tauromáquica, ou o turismo de nicho, e aproveitar o potencial de actividades económicas que podem ser exploradas como focos turísticos.
Na sessão marcaram presença o presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, o vice-presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Pedro Dias, a directora executiva de marketing da IPDT, Mónica Montenegro, que apresentou a estratégia e a vereadora do Turismo do município de Coruche, Susana Cruz.
O presidente da câmara, Francisco Oliveira, referiu que os turistas só ficam uma ou duas noites em Coruche e que esta estratégia vai criar possibilidades e oportunidades para aumentar o tempo de permanência através da criação de mais alojamentos, mais actividades e mais rotas turísticas.
Em declarações a O MIRANTE Francisco Oliveira revela que os benefícios se estendem muito além do turismo no concelho. Um dos objectivos desta nova estratégia é promover a região do Ribatejo, como um produto turístico, dando como exemplo o trabalho desenvolvido pela região alentejana nesse sentido. O autarca considera de extrema necessidade que a Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo “assente arraiais na região para trabalhar em proximidade com as entidades públicas e com operadores e agentes turísticos”.
Francisco Oliveira assume que esta estratégia de promoção do turismo vai desenvolver Coruche e o Ribatejo a nível financeiro, económico e demográfico uma vez que há a necessidade de criar mais restaurantes, mais alojamentos locais, mais hotéis, que gera mais empregabilidade e estimula a economia. “Aqueles que nos visitam, ficando apaixonados pela região, vão querer cá morar. Esta nova estratégia do turismo pode ser uma ferramenta para inverter as tendências demográficas da região”, remata.
O vice-presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Pedro Dias, garantiu que a entidade terá toda a disponibilidade para colaborar com o município e com o programa desenvolvido, garantindo que será criada uma delegação da entidade na região de Santarém. “É um factor importante para nos ligar mais à região do Ribatejo”, afirma.
Susana Cruz, vereadora da Câmara de Coruche, referiu que o turismo não se faz só em zonas balneares e que há potencial para explorar no Ribatejo ilustrando com o exemplo da classificação da tiragem da cortiça como património imaterial para aludir à possibilidade de explorar o ecossistema envolvente à actividade.