Uma paixão por automóveis que vem de criança
João Carvalho é um jovem empresário que já deu a volta ao mundo no que toca aos automóveis e que sentiu o chamamento da sua terra para voltar a casa. Instalou o seu stand de automóveis no Porto Alto, perto do local onde vive, e as coisas não podiam estar a correr melhor.
Persistência, dedicação, honestidade e traçar metas que o mantenham no caminho do sucesso são alguns dos valores perfilhados por João Carvalho, proprietário do stand de automóveis Auto J. Carvalho do Porto Alto, concelho de Benavente.
O nome J. Carvalho é já uma referência no comércio de automóveis na região e o stand de João Carvalho celebra quatro anos em Janeiro com a força do primeiro dia e o sonho de continuar a crescer. O negócio, diz o empresário, está a correr bem. Os clientes reconhecem-lhe a confiança e honestidade que são fundamentais no ramo automóvel.
João Carvalho tem 29 anos, é natural de Samora Correia e vive no Porto Alto, localidade onde decidiu abrir o seu stand. Desde pequeno que é um apaixonado por automóveis e, sobretudo, pela mecânica. Aos nove anos já desmontava motores das motas lá de casa e montava-os novamente ficando em perfeito estado de funcionamento.
Saiu da escola cedo, tirou um curso de mecânica na Mercedes e ainda jovem lançou-se no mundo do trabalho. Esteve dois anos na oficina do “Chico de Samora”, um conhecido mecânico da cidade que lhe ensinou bastante sobre o mundo da mecânica automóvel. Ainda passou por uma empresa de reciclagem de resíduos de automóveis em Samora Correia até decidir tirar a carta de pesados e lançar-se no ramo dos camiões. “Foi uma boa aprendizagem mas percebi que aquilo não era para mim e decidi dedicar-me em pleno aos automóveis ligeiros, que são a minha paixão”, conta a O MIRANTE.
Para seguir essa paixão aceitou trabalho em Wolfsburg, na Alemanha, na fábrica da Volkswagen, onde esteve dois anos. Apesar de bastante enriquecedora a experiência não foi fácil. Sobretudo devido às barreiras linguísticas. “Não sabia falar alemão e lá não se falava uma palavra de inglês. Passava os tempos livres de caderno da primária na mão a tentar aprender alemão”, recorda.
Durante a sua estadia um ou outro amigo foram-lhe pedindo para importar automóveis para Portugal. Foi nesse momento que João Carvalho sentiu saudades de casa e voltou ao Porto Alto. O dinheiro que amealhou investiu no stand e a aposta compensou.
“É importante nunca desistir”
“Fiz-me à vida. É importante nunca desistir nem atirar a toalha ao chão quando temos sonhos. No mundo do trabalho é preciso nunca desistir e criar metas. Se tivermos sonhos e quisermos mesmo realizá-los acredito que conseguimos e, graças a Deus, tudo tem corrido muito bem”, conta.
João Carvalho diz que o valor fundamental é a honestidade. “Vendemos qualidade acima de tudo”, refere, garantindo que o que o distingue é o serviço pós-venda. “Nunca abandonamos um cliente, mesmo quando algumas vezes o carro já saiu da garantia. Temos parcerias com várias oficinas de Samora Correia e quando é preciso estamos a resolver as situações”, assegura.
Do seu stand nenhum carro sai sem a revisão feita e preparado mecanicamente como se estivesse novo. O stand também trabalha com uma financeira para quem precisar de fazer um crédito para adquirir o automóvel.
Hoje em dia um automóvel é já um bem de primeira necessidade e não dá para viver sem ele. Por isso, diz, é importante fazer uma escolha acertada e de confiança quando se compra um. Diz que o sector está a atravessar uma fase de transição e que só a partir de 2025 será possível perceber, em concreto, que futuro estará pela frente: se o da electrificação, do hidrogénio ou se os motores em combustão ainda cá andarão por mais umas décadas.