uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Autarca de Azambuja defende circular urbana para resolver trânsito da Nacional 3

Silvino Lúcio avança com a hipótese de propor ao Ministério das Infraestruturas a construção de uma estrada complementar à EN3. O projecto apresentado há dois anos pela IP continua na gaveta.

O presidente da Câmara de Azambuja, Silvino Lúcio, defendeu em reunião do executivo municipal a construção de uma circular urbana entre a zona industrial de Vila Nova da Rainha e Alenquer para resolver o elevado tráfego de veículos pesados na Estrada Nacional 3.

O autarca socialista referiu que tendo em conta que a Infraestruturas de Portugal está a desenvolver novos projectos para as estradas seria uma boa altura para, em conjunto com o município de Alenquer, reunir com o Ministério das Infraestruturas e Habitação e propor esta alternativa. A ideia seria, explicou, escoar o trânsito para a Vala do Carregado permitindo aos veículos a entrada na Auto-Estrada 1 junto à Plataforma Logística de Castanheira do Ribatejo.

Silvino Lúcio falava em resposta ao munícipe António Pires, que questionou se estão a ser trabalhadas medidas para reduzir a sinistralidade naquela estrada tendo em conta a instalação de novas empresas na plataforma logística de Azambuja.

A elevada sinistralidade e tráfego, sobretudo de veículos pesados na Estrada Nacional 3 entre Alenquer e Azambuja, anda há vários anos para ser resolvido. Em cima da mesa, recorde-se, está a construção de duas rotundas aos quilómetros 5,8 e 6,4, anunciada em Janeiro de 2019 mas que continua por concretizar.

As linhas gerais do projecto foram apresentadas há dois anos e meio pelo presidente do conselho de administração da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, durante a assinatura do acordo de colaboração entre a empresa pública e a Câmara de Azambuja. A IP estimava que o projecto estivesse concluído no segundo trimestre de 2019. No final de 2021 ainda não há prazos para o lançamento da empreitada.

Mais Notícias

    A carregar...