Conselho nacional mexe na segunda metade da lista do PSD por Santarém
Isaura Morais é a cabeça-de-lista e confirma-se a exclusão do actual deputado Duarte Marques.
A lista do PSD pelo círculo de Santarém que vai concorrer às eleições legislativas de 30 de Janeiro de 2022 já está fechada e aprovada pelo conselho nacional do partido, tendo sido efectuadas algumas alterações à versão proposta pela distrital na segunda metade da lista. Como cabeça-de-lista está a deputada e ex-presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais.
Em número dois da lista está João Moura, deputado, presidente da distrital de Santarém do PSD e da Assembleia Municipal de Ourém, seguindo-se Inês Barroso, actual vice-presidente da Câmara de Santarém, e o secretário da distrital e ex-vereador na Chamusca, Rui Rufino.
As alterações em relação à lista que tinha sido indicada pela distrital começam a partir do quinto lugar, onde surge agora Tiago Ferreira, vereador na Câmara de Torres Novas, relegando o vereador de Tomar Tiago Carrão para o sétimo lugar. Em sexto na lista está a ex-vereadora da Câmara de Santarém Susana Pita Soares, que não estava na versão da lista proposta pela distrital ao conselho nacional.
João Oliveira, presidente da distrital da JSD (Cartaxo), é o oitavo e a fechar a lista de candidatos efectivos está Sónia Ferreira, vereadora na Câmara de Benavente. Susana Vitorino, de Coruche, passou para primeira suplente.
Confirmou-se também a exclusão do actual deputado Duarte Marques da lista do PSD, que nas eleições legislativas de 2019 tinha sido repescado pela direcção nacional para o terceiro lugar da lista, numa decisão que envolveu polémica. Agora, depois de ter apoiado Paulo Rangel na corrida interna para a presidência do partido, Rui Rio não deu segunda oportunidade ao político de Mação. A propósito dessa possibilidade, o líder distrital João Moura já tinha dito na semana passada que não é aceitável que num distrito em que o partido tem elegido três deputados “haja um lugar cativo”.