uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Hospital de Santarém melhora resposta aos doentes com cancro de pulmão
Cláudia Lares dos Santos, responsável da Unidade de Pneumologia Oncológica do Hospital Distrital de Santarém, com o director do Serviço de Pneumologia, Gustavo Reis, e o cirurgião torácico João Santos Silva FOTO - HDS

Hospital de Santarém melhora resposta aos doentes com cancro de pulmão

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) concretizou, no dia 24 de Novembro, as primeiras cirurgias torácicas, graças à colaboração de um cirurgião torácico, no âmbito de um projecto mais abrangente que se prende com a criação de uma Unidade de Pneumologia Oncológica.

Segundo o director do Serviço de Pneumologia do HDS, Gustavo Reis, essa unidade multidisciplinar visa essencialmente a prestação de cuidados de excelência ao doente oncológico pulmonar. Além da actividade cirúrgica, a sua actividade contempla a realização de consulta externa e consultoria.

Cláudia Lares dos Santos, responsável da Unidade de Pneumologia Oncológica, destaca que “a presença de um cirurgião torácico diminui o tempo de espera decorrente de referenciações sequenciais”.

João Santos Silva é o cirurgião torácico recentemente contratado pelo HDS. Em entrevista, o especialista salienta que “o objectivo desta colaboração será uma resposta mais atempada das situações de internamento evitando transferências inter-hospitalares e tempos de espera, no melhor interesse do doente, permitindo o seu tratamento em Santarém, mais perto de casa e da família, sem desperdício de recursos”.

Neste projecto estiveram desde o início envolvidas muitas equipas do HDS, desde a preparação do doente até ao apoio pós-operatório, que envolveu a pneumologia, a anestesiologia, a cirurgia torácica, a cirurgia geral, a unidade de cuidados intensivos, a medicina física e reabilitação e equipas de enfermagem do bloco operatório, da enfermaria de pneumologia e unidade de cuidados intensivos.

Hospital de Santarém melhora resposta aos doentes com cancro de pulmão

Mais Notícias

    A carregar...