uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Jovem ferido gravemente em acidente na Tapada esteve 40 dias em coma
Duarte Faria sofreu ferimentos graves em Setembro quando o carro, onde seguia na mala, se despistou tendo falecido uma jovem de 16 anos. foto DR

Jovem ferido gravemente em acidente na Tapada esteve 40 dias em coma

Duarte Faria, de 20 anos, sofreu ferimentos graves em Setembro quando o carro, onde seguia na mala de um BMW, se despistou tendo falecido uma jovem de 16 anos. Família e amigos pedem ajuda financeira para tratamentos e internamento que são caros.

Duarte Faria esteve mais de 40 dias em coma na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Distrital de Santarém. O jovem, de 20 anos, residente em Santarém, seguia na mala de um BMW ao lado de Inês Dias, de 16 anos, que faleceu no despiste que ocorreu na madrugada de 11 de Setembro perto da Tapada (Almeirim). O jovem ficou em estado grave tendo fracturado três costelas e sofrido uma perfuração do pulmão. Em Setembro, o pai de Duarte Faria esclareceu, através da rede social Facebook, que o filho estava a recuperar e não iria necessitar de intervenções cirúrgicas.

O jovem foi transferido para a área de Medicina Interna do HDS. A família e amigos de Duarte criaram uma página na rede social Facebook, intitulada “Mãos dadas pelo Duarte – Follow the sun”. Nessa página, a mãe de Duarte Faria, Alexandra Faria, explica que o filho teve “muitas mazelas a nível cerebral e passou a estar num estado bastante condicionado a nível motor”. Por isso vai ter que fazer tratamentos de fisioterapia intensivos e várias terapias no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.

A página “Mãos dadas pelo Duarte – Follow the sun” foi criada com o intuito de, quem pretender fazê-lo, ajudar financeiramente o internamento em Alcoitão (onde ainda está internado) uma vez que os tratamentos são caros. “O Duarte é um jovem com uma alegria enorme de viver, tranquilo e um bem-estar contagiante. É impossível falarmos dele sem recordarmos as gargalhadas e o seu sorriso contagiante. Esta página foi criada para quem possa ajudar neste grande desafio que apareceu na vida do Duarte e de todos nós”, escreve a mãe.

Saída à noite acabou em tragédia

Recorde-se que o acidente ocorreu numa curva à esquerda na Estrada Municipal 368, no sentido de Alpiarça para Tapada, concelho de Almeirim. Eram cerca de 03h20. No carro seguiam sete jovens de um grupo mais numeroso, com idades entre os 16 e os 23 anos, distribuídos por outros dois carros que seguiam atrás do BMW. O carro deslocava-se da Chamusca para Santarém, onde iam levar Inês Dias a casa.

A jovem que faleceu foi jogadora de basquetebol do Santarém Basket e estudante do curso técnico profissional de Desporto na Escola José Relvas, em Alpiarça, juntamente com a sua irmã gémea, Sofia Dias.

O grupo, constituído por jovens de Santarém, Alpiarça e Almeirim, foi visto na Chamusca por volta das 22h00, onde estiveram em dois cafés da vila. O que se sabe do acidente é que o condutor perdeu o controlo do carro, entrou na valeta, com cerca de 50 centímetros de profundidade, e seguiu por uma vinha capotando. Foram os colegas que vinham nos carros atrás que deram o alerta do acidente.

Jovem ferido gravemente em acidente na Tapada esteve 40 dias em coma

Mais Notícias

    A carregar...