uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Profissionais do CHMT recebem formação em gestão de catástrofe
Profissionais aprenderam a agir em caso fenómenos ou catástrofes dos quais resultem multivítimas

Profissionais do CHMT recebem formação em gestão de catástrofe

Centro Hospitalar do Médio Tejo é uma das primeiras instituições do país a adoptar a metodologia da Organização Mundial de Saúde.

Um grupo de três dezenas de profissionais de saúde das três estruturas hospitalares do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) receberam formação da Academia da Organização Mundial de Saúde (OMS) para aprender a responder de forma eficaz a uma situação de catástrofe de grande escala.
O objectivo foi cumprido e as unidades estão mais capacitadas para responder a uma calamidade que venha a envolver um grande número de vítimas que necessitem de cuidados hospitalares. A formação intensiva tinha o nome de “Gestão de Incidentes Multivítimas”.
Foram dados alguns exemplos de catástrofes, como um fenómeno natural extremo, catástrofe ambiental, desastre industrial, acidente de viação de grande escala, um acto de terrorismo, entre outros acontecimentos.
Os hospitais de Torres Novas, Tomar e Abrantes são dos primeiros a nível nacional a adoptar esta metodologia, que permite gerir um cenário de catástrofe, aumentando a capacidade de resposta da instituição muito rapidamente, permitindo assim salvar mais vidas num cenário de grande pressão.
“Numa situação multivítimas sabemos que há um grupo de pessoas que, apesar de ferido, vai sobreviver, e que corresponde a cerca de 80% dos envolvidos. Depois, há um grupo de 20% de pessoas que requer cuidados imediatos. Os hospitais precisam de ter sistemas que lhes permitam rapidamente perceber quem são esses 20% e dar-lhes tratamento adequado”, explica Nelson Olim, cirurgião especialista em Medicina de Catástrofe, responsável por ministrar esta formação da Academia da OMS aos profissionais do CHMT.
A equipa de formandos do CHMT envolveu médicos, enfermeiros, farmacêuticos, administrativos, pessoal do armazém, da gestão hoteleira e seguranças. “A formação foi muito enriquecedora. Estamos habituados ao contexto da sala da urgência, mas fomos transportados para uma zona de desconforto da catástrofe”, afirma Piedade Pinto, enfermeira directora do CHMT, que integrou a equipa que recebeu a formação.

Profissionais do CHMT recebem formação em gestão de catástrofe

Mais Notícias

    A carregar...