uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ricardo Gonçalves diz que falta de qualificação tem impacto no desemprego em Santarém
Ricardo Gonçalves discursou na abertura do Encontro de Centros Qualifica que decorreu em Santarém

Ricardo Gonçalves diz que falta de qualificação tem impacto no desemprego em Santarém

O presidente da Câmara de Santarém defendeu a importância do programa Qualifica assinalando que um dos problemas das empresas no concelho é a falta de recursos humanos qualificados.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves disse que o concelho tem um “desemprego ficcional” e que o grande problema reside na falta de recursos humanos qualificados para dar resposta às necessidades das empresas. “Aquilo que as empresas nos apontam é a falta de recursos humanos qualificados. Esperamos que o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) possa trazer incremento nas qualificações”, afirmou o autarca na sessão de abertura do Encontro de Centros Qualifica, que decorreu na quarta-feira, 30 de Novembro, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém.
Alertando para os dados dos últimos Censos, que revelam que “entre os 25 anos e os 65 anos, 45% da população [portuguesa] não tem o ensino secundário completo”, ultrapassando a média da União Europeia fixa nos 20%, o social-democrata salientou a importância e necessidade do Qualifica, um programa vocacionado para a qualificação de adultos. “O Qualifica traz o poder de dotar os menos jovens com competências importantes para o mercado de trabalho e isso leva a que as empresas possam beneficiar cada vez mais de recursos humanos qualificados”, sublinhou.
O presidente do município escalabitano aproveitou ainda a presença da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que tem a pasta do PRR, para lamentar que alguns avisos deste programa estejam muito vocacionados para o Algarve e as áreas metropolitanas do Porto e Lisboa. “Nos Censos reparamos que 31 concelhos têm 50% da população e os restantes (277) têm o restante”, evidenciou, acrescentando que territórios como Santarém estão, por exemplo, na criação de lares “quase excluídos de acesso ao PRR”. Todo o país, defendeu por último, deve poder ter acesso a fundos comunitários.

Ricardo Gonçalves diz que falta de qualificação tem impacto no desemprego em Santarém

Mais Notícias

    A carregar...