uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Este ano não há Bons Sons por causa das obras em Cem Soldos
Festival Bons Sons leva anualmente milhares de visitantes à aldeia de Cem Soldos, nos arredores de Tomar

Este ano não há Bons Sons por causa das obras em Cem Soldos

O habitual festival de música portuguesa que decorre em Agosto na aldeia de Cem Soldos, em Tomar, não se realiza este ano devido à intervenção de requalificação urbana no centro da localidade.

O Festival Bons Sons, em Cem Soldos, concelho de Tomar, não vai acontecer este ano devido à realização de obras no centro da aldeia que em Agosto costuma transformar-se no recinto do festival, informou a organização. A 12.ª edição do Bons Sons, que deveria acontecer no segundo fim de semana de Agosto, “será adiada para Agosto de 2024”, disse à agência Lusa o director do festival, Miguel Atalaia.
Na base do adiamento está a realização das obras de requalificação do Largo do Rossio e do centro de Cem Soldos, aldeia que todos os anos é fechada e transformada no recinto do festival. A obra, ansiada há vários anos pela população, resulta de um projecto pensado pela própria população, e entregue depois à Câmara de Tomar, responsável pela intervenção que requalifica toda a zona central da aldeia, onde se localizam os palcos do festival. A requalificação de Cem Soldos começou no início de Dezembro e deverá prolongar-se até Agosto numa intervenção que ronda um milhão de euros, suportados pela Câmara de Tomar.
A requalificação tem duração estimada até ao Verão deste ano e, segundo o Sport Club Operário de Cem Soldos (SCOCS), organizador do festival, “significa o aumento da qualidade de vida das pessoas que habitam e visitam a aldeia, melhorias nas infraestruturas, no saneamento básico e drenagem de águas, na pavimentação de vias e áreas de lazer, na iluminação/electricidade, no mobiliário urbano, na circulação das pessoas e dos automóveis e na organização do estacionamento”.
Face ao adiamento, o SCOCS vai contar com ano e meio para preparar a edição 2024 do festival que, segundo Miguel Atalaia, vai “apostar em três áreas fundamentais que têm a ver com a participação, a criação e a festa”. No recinto requalificado o festival vai manter “a lógica de participação e de criação, que tem muito a componente de envolvimento comunitário da idealização daquilo que será o Bons Sons em 2024”, cujas novidades vão ser anunciadas ao longo do ano. O festival manterá uma lotação de 35 mil festivaleiros, que na próxima edição contarão com “um recinto mais nobre”, concluiu Miguel Atalaia.

Um festival original organizado pelo povo

Organizado desde 2006 pelo SCOCS o Bons Sons manteve-se bienal até 2014 passando depois a realizar-se anualmente. São os cerca de mil habitantes da aldeia que organizam e montam o festival ao longo do qual acolhem e servem os visitantes numa partilha que distingue o Bons Sons dos restantes festivais portugueses.

Este ano não há Bons Sons por causa das obras em Cem Soldos

Mais Notícias

    A carregar...