uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Morreu Maria Cheles: a jovem de Abrantes que lutava contra uma fibrose quística
Maria Cheles lutava contra fibrose quística desde os oito anos. fotoDR

Morreu Maria Cheles: a jovem de Abrantes que lutava contra uma fibrose quística

Jovem de 25 anos convivia com a doença desde os oito anos. Faleceu na sexta-feira, 20 de Janeiro, e era exemplo de superação e vontade de viver.

Abrantes está de luto pela morte de Maria Cheles, a jovem de 25 anos que lutava contra uma fibrose quística desde os oito. Autarcas e dirigentes abrantinos já manifestaram o seu pesar pela morte de uma mulher que consideram ter sido um exemplo de superação e de vontade de viver. Maria Cheles fazia parte da Juventude Mariana Vicentina de Alferrarede desde 2011. A associação de jovens da paróquia de Alferrarede já prestou homenagem a uma “menina frágil, mas sempre muito lutadora”.
Maria Cheles apareceu algumas vezes nas televisões nacionais onde partilhou a história da sua vida e a luta que travava diariamente, desde os oito anos, com uma doença que se manifestava essencialmente nos pulmões, tendo-se expandido depois para o pâncreas. Há dois anos recebeu um transplante pulmonar, mas o seu estado de saúde agravou-se nos últimos tempos tendo falecido na sexta-feira, 20 de Janeiro.
O presidente do município abordou o assunto na última reunião de câmara. “Foi um dia muito triste para mim. Infelizmente estive no funeral de uma jovem que lutou pela vida e nunca pediu nada a ninguém. Deixou-nos uma lição de vida brutal”, disse Manuel Valamatos, completando: “A Maria apenas pedia para viver com dignidade e há muita gente que exige quase tudo aos outros e faz muito pouco.”
A fibrose quística é uma doença crónica genética que é passada de pais para filhos. Manifesta-se com maior frequência a nível dos pulmões, intestinos, tubo digestivo e pâncreas e afecta, em todo o mundo, cerca de sete milhões de pessoas. Em Portugal o número ronda os 400 casos estimando-se que nasçam 30 a 40 bebés por ano com esta condição no nosso país.

Morreu Maria Cheles: a jovem de Abrantes que lutava contra uma fibrose quística

Mais Notícias

    A carregar...