uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ourém já começou preparativos para receber o Papa em Fátima
O Papa Francisco vai regressar a Fátima este ano, após a visita efectuada em 2017

Ourém já começou preparativos para receber o Papa em Fátima

Entidades reuniram-se em Ourém para discutir os detalhes logísticos associados à vinda do Papa Francisco e de milhares de pessoas ao Santuário de Fátima.

O auditório do edifício-sede da Câmara de Ourém acolheu uma reunião de trabalho alargada dedicada à Jornada Mundial da Juventude, iniciativa que tem estado envolta em polémica devido aos elevados custos do altar-palco para receber o Papa Francisco em Lisboa. As entidades com responsabilidades na organização reuniram-se em Ourém para discutir todos os detalhes logísticos associados à previsível vinda do Papa Francisco e também de milhares de jovens até Fátima.
Luís Albuquerque, presidente da autarquia, abriu a sessão destacando a importância de uma preparação e coordenação atempadas, que permitam uma resposta adequada ao grande fluxo de pessoas que se vão deslocar até Fátima no final de Julho e início de Agosto de 2023. Enquanto representante máximo da autarquia Luís Albuquerque assegurou que o município vai responder a todas as necessidades que se enquadrem dentro das suas competências apesar das várias incertezas que ainda persistem relativamente ao programa e apoios associados à organização da Jornada Mundial da Juventude.
Recorde-se que Luís Albuquerque referiu por várias vezes não compreender como é que o município de Ourém ficou de fora dos preparativos da Jornada durante tanto tempo. Numa conferência dedicada ao Turismo, o autarca dirigiu-se ao ministro da Economia apelando “que transmita ao Governo a preocupação do município de Ourém e do próprio Santuário de Fátima” por estar “a menos de um ano da visita de Sua Santidade” e continuar à margem dos preparativos. “Ourém também tem de ter voz activa neste processo para que possamos estar preparados para receber milhares de pessoas”, alertou.
Na reunião de trabalho também estiveram presentes representantes da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Guarda Nacional Republicana, Santuário de Fátima, Junta de Freguesia de Fátima, ACISO e Serviço Municipal de Proteção Civil, além das entidades responsáveis pela gestão do fornecimento de água, saneamento básico, comunicações, transportes, limpeza urbana, entre outros. Na reunião foram discutidos os diferentes pontos que envolvem uma operação desta envergadura e discutidas soluções para garantir o melhor acolhimento possível aos milhares de visitantes que se vão deslocar a Fátima antes, durante e depois da Jornada Mundial da Juventude.

Ourém já começou preparativos para receber o Papa em Fátima

Mais Notícias

    A carregar...