uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Debate em Tomar sobre como defender o consumidor

Conferência realiza-se a 17 de Março com o tema “Defender o consumidor no século XXI”. Iniciativa visa, sobretudo, alertar os jovens do ensino secundário e superior.

O município de Tomar vai celebrar o Dia Mundial do Consumidor, através do seu Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), com uma conferência que se realiza a 17 de Março, a partir das 9h30, no auditório da Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca.
Intitulada “Defender o consumidor no século XXI”, a iniciativa é aberta a todos os interessados e visa, sobretudo, consciencializar os jovens estudantes do ensino secundário e superior. A conferência a começa com uma intervenção da presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, na sessão de abertura. Na parte da manhã, os palestrantes são Ana Catarina Fonseca (Direcção-Geral do Consumidor) sobre “Políticas de defesa dos direitos do consumidor”; Mário Frota (presidente emérito da apDC) com o título “Com papas e bolos…: Os antídotos às práticas comerciais desleais”; Ângela Frota (apDC) que vai abordar os “Serviços do quotidiano, serviços vitais: ou mais um negócio sem a dignidade própria?”; e Fernando Viana (CNIACC) que se vai pronunciar sobre a “Resolução extrajudicial de conflitos de consumo”. O período da manhã termina com um debate moderado por Mário Beja Santos.
À tarde, a partir das 14h30, o debate vai ser centrado na Era do digital com José Ribeiro Mendes (IPT) a abordar a “Liberdade de escolher e participar no espaço público online”, seguido das observações de Luís Pisco (DECO) sobre “Conteúdos e serviços digitais: Os direitos dos consumidores“ e de Luís Veloso (PSP) falando sobre os “Perigos no Ciberespaço. A estratégia nacional de ciberdefesa”. Ana Francisca Dias (CDC da FDUC) vai reflectir sobre “O Livro de Reclamações (físico e electrónico): O seu contributo” e Eduardo Barra (ASAE) demonstrando “O relevo da ASAE na defesa dos direitos dos consumidores”. A sessão de encerramento está prevista para as 17h00 com a intervenção de Filipa Fernandes, vereadora da Câmara de Tomar, responsável pelo CIAC.

Mais Notícias

    A carregar...