uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Demolido prédio em risco de ruína no centro histórico de Santarém
Câmara de Santarém demoliu edifício que estava em risco de ruir na Rua Pedro Canavarro, no centro histórico

Demolido prédio em risco de ruína no centro histórico de Santarém

A Rua Pedro Canavarro foi encerrada ao trânsito no dia 9 de Março devido ao mau estado de um edifício devoluto propriedade de particulares. No dia seguinte o prédio foi abaixo mas o resto de muralha medieval que ali existe também é motivo de preocupação.

A Câmara de Santarém teve de mandar demolir um prédio devoluto em risco de ruína na Rua Pedro Canavarro, em frente à Sala de Leitura Bernardo Santareno, no centro histórico da cidade, substituindo-se aos proprietários que não zelaram pelo seu património. A conta da operação de demolição, que começou na tarde de sexta-feira, 10 de Março, será imputada aos donos do edifício situado no gaveto da Rua Pedro Canavarro com a Rua Pedro Calmon. A artéria tinha sido cortada ao trânsito no dia anterior pela Protecção Civil Municipal devido aos sinais de risco de derrocada do imóvel.
A Rua Pedro Canavarro é uma das artérias principais de acesso ao centro histórico da cidade e o município teve de contactar a Direcção Geral de Património Cultural para avaliar a situação e estudar as medidas a tomar, já que o prédio se situa numa zona de protecção da antiga muralha da cidade, que tem sido também objecto de preocupação por parte de autarcas e população. Naquela mesma zona já se soltaram algumas pedras da estrutura, que faz parte da mesma propriedade onde em tempos funcionou a antiga Residencial Muralha, que se encontra à venda. O anúncio de uma imobiliária colocado no topo daquele troço da antiga muralha tem suscitado curiosidade e comentários na cidade e nas redes sociais. Naquela zona é frequente o passeio do lado da muralha estar vedado à circulação pelo risco de queda de pedras.

Demolido prédio em risco de ruína no centro histórico de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...