Demolido prédio em risco de ruína no centro histórico de Santarém
A Rua Pedro Canavarro foi encerrada ao trânsito no dia 9 de Março devido ao mau estado de um edifício devoluto propriedade de particulares. No dia seguinte o prédio foi abaixo mas o resto de muralha medieval que ali existe também é motivo de preocupação.
A Câmara de Santarém teve de mandar demolir um prédio devoluto em risco de ruína na Rua Pedro Canavarro, em frente à Sala de Leitura Bernardo Santareno, no centro histórico da cidade, substituindo-se aos proprietários que não zelaram pelo seu património. A conta da operação de demolição, que começou na tarde de sexta-feira, 10 de Março, será imputada aos donos do edifício situado no gaveto da Rua Pedro Canavarro com a Rua Pedro Calmon. A artéria tinha sido cortada ao trânsito no dia anterior pela Protecção Civil Municipal devido aos sinais de risco de derrocada do imóvel.
A Rua Pedro Canavarro é uma das artérias principais de acesso ao centro histórico da cidade e o município teve de contactar a Direcção Geral de Património Cultural para avaliar a situação e estudar as medidas a tomar, já que o prédio se situa numa zona de protecção da antiga muralha da cidade, que tem sido também objecto de preocupação por parte de autarcas e população. Naquela mesma zona já se soltaram algumas pedras da estrutura, que faz parte da mesma propriedade onde em tempos funcionou a antiga Residencial Muralha, que se encontra à venda. O anúncio de uma imobiliária colocado no topo daquele troço da antiga muralha tem suscitado curiosidade e comentários na cidade e nas redes sociais. Naquela zona é frequente o passeio do lado da muralha estar vedado à circulação pelo risco de queda de pedras.